DECISÕES DA ASSEMBLEIA FINAL DO CAMINHO SINODAL ALEMÃO

Uma Provocação alemã? Se sim – qual o porquê?

Medidas concretas tomadas pela assembleia sinodal para a Igreja na Alemanha:  de futuro em todas as dioceses serão possíveis celebrações de bênçãos para casais homossexuais. Já tinha havido uma reforma da lei católica do trabalho em 2022, segundo a qual a igreja também não despede uma gerente de creche que viva numa relação lésbica. A igreja católica emprega cerca de 650.000 pessoas a tempo inteiro, das quais 500.000 trabalham para a Caritas. E mais de 600.000 pessoas trabalham como voluntárias da Igreja Católica.

Leigos empossados, homens e mulheres, também podem pregar nas diferentes liturgias da igreja de modo a que a igreja se torne sinodal com mais participação em todos os níveis.

A bênção da igreja não será mais negada aos divorciados que se casem novamente.

Na última assembleia sinodal em Frankfurt, no terceiro dia (19.03) foi eleito um “Comitê Sinodal” que consta de 27 bispos diocesanos, 27 membros eleitos pelo ZdK (Comitê Central dos Católicos Alemães) e outros 20 membros agora eleitos pela assembleia (1). O “Comitê Sinodal” manterá o processo de diálogo entre representantes dos bispos alemães e representantes dos leigos e trabalhadores da Igreja.

Na assembleia do caminho sinodal (2) os membros revelaram-se capazes de compromissos embora alguns aspectos doutrinais tivessem de ficar em aberto para serem resolvidos no sínodo no Vaticano pelo Papa Francisco (diaconado para mulheres, celibato). Houve um clima de discussão-argumentação nas reuniões, muito característico do espírito discursivo alemão. Bispos e líderes leigos têm-se debatido de forma mais política do que piedosa por encontrar compromissos. As resoluções do caminho sinodal têm um aspecto de recomendações e de apelo ao Vaticano.

Houve muita discussão sobre a abertura do sacerdócio às mulheres e sobre o celibato (3). Os bispos exigiram abertamente o diaconado para as mulheres. 93% da assembleia geral e 80% dos bispos votaram a favor; neste assunto aassembleia sinodal alemã apenas fez um apelo à igreja universal e ao Papa Francisco.Em outubro será realizado o sínodo mundial no Vaticano e também tratará das decisões da assembleia alemã.

Certamente o sínodo em Roma surpreenderá muita gente e não desiludirá muito os defensores de reformas. Quanto à bênção dos homossexuais e a abolição do celibato obrigatório tudo leva a entender que a assembleia sinodal de outubro no Vaticano oferecerá diferentes soluções para as respectivas culturas e igrejas regionais, obedecendo ao  lema: diversidade e unidade na igreja universal. Acho que tais mudanças são possíveis sem que a Igreja Católica se torne protestante; o seu maior problema será o da politização nas suas fileiras! A discussão pública na Alemanha sobre o caminho sinodal tem sido controversa e polarizada fazendo lembrar uma discussão entre partidos sobre uma instituição de grande relevância social, mas conduzida sob aspetos políticos sem grande preocupação espiritual. A discussão dos problemas é ainda mais dificultada pelo facto de nos encontramos num contexto político-social histórico adverso ao cristianismo por razões de domínio de caracter político que tende a reduzir a pessoa a mero cliente.

Alguns críticos temem que as discussões possam separar a Igreja Católica na Alemanha da Igreja universal. Outros veem no caminho sinodal uma oportunidade para a Igreja enfrentar os desafios da sociedade moderna.

Um dos argumentos teológicos em favor da mudança baseia-se na atitude cristã primitiva de interpretar os sinais dos tempos (um elemento da revelação) para que a igreja não se ausente da vida real.

No meio de tanta discussão o Papa encontra-se numa situação desconfortável e difícil porque o poderá levar a sentir-se só com o Espírito Santo: não será fácil conciliar a fé cristã com uma política mundana orientada por maiorias. Por outro lado, os sinais dos tempos não parecem indicar que se deva submeter a doutrina bíblica e eclesial a simples tradições de ética sexual, sejam eles do passado ou do presente. Tentar limitar hoje a sexualidade ao matrimónio sacramental revela-se ainda mais difícil que manter o celibato obrigatório para todos os padres.

Numa altura em que a pastoral (aplicação prática da doutrina e dos sacramentos sob orientação do bispo) tende a acentuar-se sobre a teologia (ciência que procura penetrar o conteúdo da fé por meio do método discursivo e da reflexão para dar resposta  às vicissitudes do presente, e uma resposta para o futuro) seria uma oportunidade para a mística cristã (religiosidade da vivência do encontro pessoal com Deus e da contemplação dos mistérios divinos) poder vir a assumir (finalmente!) um papel mais determinante na vida eclesial.

O Papa certamente continuará fiel à sua exortação sinodal “Querida Amazónia” defendendo uma reforma a partir da base, sem masculinizar as funções da mulher, mas que deve feminizar a praxis eclesial (4).

Na cultura alemã sobressai a racionalidade e a natureza científica envolvidas por uma forte ética de trabalho e amor pela ordem e estrutura deixando pouco espaço para a espiritualidade/religiosidade. Embora a religião cristã continue a ser uma parte importante da herança cultural alemã e da vida cotidiana de muitas pessoas, ao mesmo tempo observa-se uma perda crescente da fé e uma dispersão em práticas espirituais alternativas. Há muita procura e vontade de experimentar em práticas e filosofias espirituais alternativas, tendência esta que corresponde ao espírito do tempo que aposta mais na afirmação do ego e do hedonismo. A religiosidade é mais crença do que fé (pistis). É sintomático o facto de a língua alemã usar uma só palavra (Glaube) para designar crença e fé (Pístis).

Pelo que pude observar nestes últimos três anos da discussão dos temas do Caminho Sinodal, esta mais me parecia uma discussão político-social com pouco a ver com o espírito religioso ou com a fé. Fica-se mais pela liturgia da palavra do que pelo aspecto místico da devoção sendo a religião muito psicologizada e, como tal, orientada para as coisas deste mundo. Encontra-se tudo mais centrado e conotado com valores socialmente utilitários como justiça, solidariedade, direitos humanos, democracia e paz. Sente-se a falta de valores cristãos como fé, amor a Deus, devoção, respeito ao próximo, caridade, bondade, esperança e paz. Por vezes sobressai a impressão de se procurar apenas a autorrealização, e de se querer salvar e melhorar o mundo por conta própria.

O discurso público e religioso encontra-se unilateralmente politizado, facto que se observa cada vez mais na opinião pública europeia; a politização da vida ameaça empurrar para longe todas as outras áreas da vida pública.

Na edição de fim de semana do jornal alemão que assino verifico que párocos católicos e evangélicos no seu espaço do jornal falam de temas da actualidade com alguma possível referência final bíblica, mas quase nunca há uma referência a Jesus Cristo ou a algo que tenha a ver com espiritualidade (o pároco está presente, mas ausente a conotação da religião/espiritualidade que representa). Resume-se tudo a alimento para a mente como se fosse embaraçoso falar de Jesus Cristo ou de espiritualidade. Mesmo em textos do episcopado sobressai uma linguagem administrativa mais adequada à teologia do que à pastoral. Na pastoral, muitas vezes, são usadas palavras muito sensatas que têm mais a ver com temas e sistemas seculares de pensamento do que com um sistema religioso de atitude cristã em relação com Deus. Pela impressão que tenho da maneira de ser alemã centro-norte, a pessoa está mais centrada em si mesma procurando encontrar em si a força para agir não contando muito com o apoio de outras dimensões da realidade como a fé, a graça e a oração. Na consciência social a espiritualidade encontra-se bastante privatizada.

Se os alemães exageram o debate a ponto de o politizarem e polarizarem, os portugueses mantêm uma cultura de debate público subdesenvolvida e por isso a opinião pública assume uma dimensão apenas vertical quando uma eclésia e uma verdadeira democracia deveriam dar mais valia à horizontalidade (fraternidade dos filhos de Deus)! Tudo cresce de baixo para cima!

António CD Justo

Pegadas do Tempo

(1) Após o término do Caminho Sinodal, as deliberações sobre as reformas da Igreja Católica devem continuar em um “Comitê Sinodal”. Para garantir que essas resoluções não fiquem apenas no papel, as coisas devem continuar – há uma série de tarefas: algumas coisas devem ser implementadas pelos bispos individualmente, algumas coisas pela conferência dos bispos, outras ainda precisam de mais trabalho em novas comissões e grupos de trabalho, e no que diz respeito ao ensinamento da Igreja, é submetido ao Papa em votação.

O Comitê Sinodal deve continuar e implementar o trabalho do projeto de reforma nos próximos anos. Bätzing: “O caminho sinodal não leva a uma divisão nem é o começo de uma igreja nacional. Rejeito firmemente tais alegações obscuras mais uma vez.”

(2) O objectivo do caminho sinodal é encontrar novas maneiras de proclamar com credibilidade o evangelho de Cristo. Para que isso aconteça, os membros da Assembleia sinodal seguem uma dupla escuta: por um lado, todos os membros se escutam sinceramente e, por outro lado, escutam o Espírito Santo. (Na escuta dos membros entre si geralmente trata-se de uma escuta a nível de elites imbuídas da cultura típica que as envolve!). Inclui os membros da Conferência Episcopal Alemã, 69 representantes do Comitê Central dos Católicos Alemães e outros representantes de serviços espirituais e escritórios eclesiais, jovens e indivíduos (Assembleia sinodal é composta por 230 pessoas). Resumo das quatro Assembleias sinodais em alemão:  https://katholisch.de/artikel/44051-beschluesse-offene-enden-und-hindernisse-wo-steht-der-synodale-weg

(3)  Até 1023 havia padres casados. O que é decisivo é a capacidade e o chamado de Deus para transmitir o amor a Deus.

(4) Sobre exortação sinodal “Querida Amazónia”: https://antonio-justo.eu/?p=5803

 

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

6 comentários em “DECISÕES DA ASSEMBLEIA FINAL DO CAMINHO SINODAL ALEMÃO”

  1. O caminho sinodal deverá ser uma abertura a uma nova igreja que vai caminhar com os mais desfavorecidos…com os repudiados…com todos a par…
    E sim os padres devem ser abençoados com o matrimónio…será bem mais saudável e benéfico para todos…
    Gostei…

  2. Maria Carolina Almeida, gostei muito da tua expressão de uma igreja “com todos a par”! Realmente falta uma opinião pública dos católicos em Portugal; opinião pública nota-se mais nos fiéis da nova senhora que se alinham em bicos de pé contra a Igreja católica. Por vezes tenho a impressão que, em Portugal, pastores e rebanho se encontram em estábulos separados. Também se nota uma certa indiferença ou comodismo por parte dos fiéis e talvez até receio de se expressarem! Quanto aos padres a tua expressão “abençoados” com o matrimónio poderua dar espaço para muitos livros!

  3. Sou ateu mas defendo a liberdade religiosa e não me passa ao lado esta discussão no seio da Igreja Católica. Parece-me caminhar no sentido da humanidade no sentido em que minimiza o menos prezo pelas mulheres e acentua a discussão aberta. Outras questões como a questão sexual parecem ENFIM em cima da mesa.
    FB

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *