CONFIANÇA DIMINUÍDA NOS MEDIA DE SERVIÇO PÚBLICO (ESTATAIS)

Na Alemanha, as pessoas estão sobretudo preocupadas com as mudanças climáticas, a guerra na Ucrânia e a desinformação nos social media (meios de comunicação social) de serviço público (estatais).

Apenas 70% confiam na cobertura política dos media de serviço público (oficiais).

Segundo dois estudos na Alemanha Ocidental, 73% dos cidadãos consideram as notícias políticas credíveis e na Alemanha oriental apenas 58%.

Interessante as percentagens a nível partidário: 96% dos eleitores do partido Os Verdes confiam nos media de serviço público e 81% dos eleitores SPD. A cifra é de 78% para os partidários da CDU/CSU e de 65% para os votantes do FDP e apenas 16% do AfD.

Um pequeno grupo considera as notícias dos social media (os media oficiais/estatais) como fake news controladas pelos “poderosos”.

O estudo é baseado em pesquisas do Instituto de Pesquisa de Opinião Infratest e do Instituto de Pesquisa de Opinião USUMA.

64% têm muito ou muito medo da desinformação e seu impacto na sociedade. Oito por cento mais do que há dois anos, de acordo com um estudo da Fundação Konrad-Adenauer (HNA, 20 de março de 2023)

Interessante de notar que os eleitores dos partidos do governo são os que mais confiança depositam nas informações dos media oficiais (aqueles media para que todo o cidadão é obrigado a contribuir mensalmente). As emissoras de serviço público (estatais) na Alemanha, ou seja, ARD, ZDF e Deutschlandradio, são financiadas com a taxa de licença. Atualmente, a ARD tem nove emissoras estatais sem publicidade (NDR, RB, WDR, hr, SR, SWR, rbb, MDR, BR e além disso, a Deutsche Welle).

A taxa trimestral de transmissão para as emissoras públicas é atualmente de 55,08 euros, isto é 220,32 euros por ano. Quem é proprietário de apartamento ou more nele, é legalmente obrigado a se registrar. Estão isentos os que vivem da assistência social

Em 2021 as taxas de transmissão para as emissoras públicas de TV e Deutschlandradio somaram 8,4 bilhões de euros. Não é sem motivo que o Estado disponibiliza tão grandes quantias possibilitadoras de ordenados altamente exagerados! Da informação depende tudo!

António CD Justo

Pegadas do Tempo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

6 comentários em “CONFIANÇA DIMINUÍDA NOS MEDIA DE SERVIÇO PÚBLICO (ESTATAIS)”

  1. No top das fake news,desde a sua fundação está o Bild Zeitung da familia Axel Springer . Até à Der Spiegel,já deixa muito a desejar,e não falando Der Stern que actualmente se dedica mais às notícias cor de rosa.Desde o escândalo Kujau nunca mais se endireitou. A Impresa escrita é falada deixou de ser neutral o que não é nada bom.

  2. Manuel Adaes o que por aqui reina é muita Gleichschaltung, omissões, fake news, manipulaçòes, para manter o povo sereno…Também existe um ou outro meio de comunicação nais sério…
    da comunicação social em Portugal nem falo…

  3. Estou em Canidelo.Cortaram as árvores do largo da igreja, centenárias, mas que me explicaram estarem velhas e por isso plantaram novas mo meio do betão. Também havia aqui uma capelinha.do Sto António ckm mIs de 100 anos que não escapou.As.pedras foram para lavar e vai ser reconstruída,.
    As árvores só interessam nos filmes, um completo desprezo e só com ameaças é que os afastas. Fica bem

  4. Maria Castro Barros, pelo que descreves dá a impressão de parvoice! Muito antes de se arrancar uma árvore devem ser colocada novas para já se encontrarem grandes ao serem cortadas as outras. Devias reclamar. Só assim podem notar a presença do povo, pois fazem o que querem sem o ouvir porque contam que ele durma! Boa estadia e com poucos sobressaltos como este.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *