Realizou-se em Lisboa a 21 e 22 de Setembro a 4.ª Conferência Ministerial da UNECE sobre o Envelhecimento.
Foi um evento muito louvável atendendo às resoluções tomadas, reconhecedoras da dignidade e da importância do papel e do potencial dos idosos na sociedade.
Todas as medidas que proporcionem a fase do envelhecimento com dignidade são mais que justas para com uma parte da sociedade que contribuiu imenso para o bem-estar da sociedade e que não se encontra abrangida pelas reformas do Estado.
Há tantas potencialidades, tanto saber e tanta riqueza adquirida escondida que é preciso disponibilizar para uma sociedade activa mas absorvida pelos problemas do dia a dia.
Uma sociedade que se dá ao luxo de dosear os nascimentos não pode discriminar os mais idosos.
Junto aqui a DECLARAÇÃO MINISTERIAL DE 2017 EM LISBOA
Em Portugal grande parte dos reformados recebem reformas de miséria cujos aumentos não cobrem sequer a inflação nem acompanham os aumentos dos ordenados.
Isso deve-se também ao facto de não estarem cobertos pelos interesses dos sindicatos nem pela classe política que não tematiza, em programas de eleições a defesa eficiente dos reformados. Isto explica-se pelo facto de os próprios reformados não estarem conscientes da sua força na balança dos votantes e se deixarem distrair com aumentos ou promessas de algum prémio de “10 euros”.
António da Cunha Duarte Justo