Povo Alemão dá bom Exemplo ao obrigar o seu Ministro a demitir-se


ZU GUTTENBERG TEM A “POUCA SORTE” DE NÃO VIVER MAIS A SUL

António Justo

O Ministro alemão da defesa zu Guttenberg demitiu-se do cargo de ministro e anunciou renunciar a todos os mandados políticos que tinha, em consequência de se ter descoberto que ele, quando fez a sua promoção de doutoramento, copiou passagens sem citar as fontes. Apesar do ministro ser continuamente bombardeado pelos Media e pela oposição, continuava a ser o político estrela do povo alemão.

A consciência da nação não o podia suportar mais no poder. Vê-se que a democracia neste caso funcionou, embora com atraso. Embora o ministro se agarrasse ao lugar, o Estado teve força suficiente para o não deixar abusar do poder e levou-o a demitir-se. A Alemanha ainda parece acreditar que os políticos não devem mentir.

O atraso na demissão explica-se pelo facto de zu Guttenberg transmitir na sua apresentação uma figura moderna de político activo e resoluto que podia brilhar em público. Isto era bom para a coligação governamental CDU/CSU/FDP mas mau para a oposição, SPD, Verdes e Die Linke, que de momento não têm pessoa equivalente que leve o povo atrás dela.

Zu Guttenberg granjeou a sua popularidade, junto do povo e dos militares, logo, ao assumir a pasta de ministro da defesa, empregando o termo de “ guerra no Afeganistão”,  não aceitando a designação eufemística de” intervenção militar”, como a política prezava até então em dizer. Também se opôs ao subsídio pelo Estado a empresas na falência, ao contrário de sua chefe Merkel.

As elites da nação não podiam aceitar a mentira no seu meio (apesar da hipocrisia que nestes meios possa reinar!). O ministro caiu porque também os doutores viam o grau de Doutor vulgarizado e também, pelo facto da honra da universidade ser posta em causa. 61.000 Cientistas tinham assinado uma carta enviada à chanceler alemã afirmando que a Alemanha não pode manter zu Guttenberg no governo porque nesse caso sofreria “a Alemanha como lugar da ciência e sofreria a credibilidade da Alemanha como país das ideias”.

Estava em causa a imagem da Alemanha, do governo, do exército, do partido e da ciência. Um exemplo estimulante! O caso também revel que, ao lado de muitas mazelas que esta sociedade possa ter, neste país, os políticos não são os donos nem chega a retórica para se justificarem.

Pior que o plágio do ministro alemão terá sido o processo de aquisição da licenciatura de PM português Sócrates.

Também desta vez foi a Internet quem denunciou o caso do plagiato no doutoramento. Uma sociedade cada vez mais atenta!

António da Cunha Duarte Justo

antoniocunhajusto@googlemail.com

www.antonio-justo.eu



Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *