A TRISTE VIDA DE UMA VACA LEITEIRA

Consumo de Leite e de Carne por pessoa

 

António Justo

Uma vaca leiteira produz 7.740 quilos de leite por ano (cerca de 20 litros por dia em média). A Alemanha tem, atualmente, 4,21 milhões de vacas leiteiras em 67.319 explorações agrícolas.

Na Alemanha consomem-se, por pessoa, 52 litros de leite bebidos, 17 Kg de iogurte e 25 Kg de queijo, por ano.

Os lavradores recebem atualmente entre 33 e 35 Cêntimos por cada litro de leite. Lavradores alemães queixam-se que um preço justo, de compra ao lavrador, para cobrir os custos, deveria andar pelos 40 cêntimos por litro.

Geralmente, depois de três anos de produção de leite, a vaca leiteira aos cinco anos é levada para o matadouro. Uma vaca podia alcançar uma idade de 25 anos. Uma pecuária apropriada à espécie exigiria uma alimentação doméstica em vez de uma alimentação em grandes vacarias com o pasto gene-Soja importado.

Consumo de Carne

A vida de animais em campos de concentração só poderá ser melhorada se o consumo de carne e leite for mais moderado e direcionado no consumo de mais vegetais.

Em 2014 a Alemanha consumia 53 Kg por pessoa, por ano, Portugal 40 Kg, o Brasil 42 Kg, a Espanha 57Kg, a Índia consome 5 Kg por pessoa.  Em Portugal o consumo real é certamente maior do que o registado nas estatísticas atendendo ao facto de muitas famílias, no interior, terem galinhas para consumo. Estas são geralmente galinhas felizes porque criadas à solta e com alimentação natural!

 

Em 2015  o consumo de carne por habitante, na Alemanha, era de 88,3 Kg por pessoa, o que, tirando os ossos, corresponde a um consumo de 60,3 Kg por pessoa.

 

Quem compara diferentes estatísticas chega à conclusão que os dados estatísticos oscilam bastante.

 

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail
Esta entrada foi publicada em Cultura, Economia. ligação permanente.

2 respostas a A TRISTE VIDA DE UMA VACA LEITEIRA

  1. Luís Santos diz:

    Caro António Justo

    Iremos partilhar este sua bela reflexão sobre a produção de gado bovino. Como sabemos, a produção de gado bovino e seus derivados, é um dos graves problemas das sociedades contemporâneas, tanto ao nível da saúde como da poluição ambiental… Cremos que é tema a ser refletido o mais amplamente possível.

    Aproveitamos também para elogiar o bonito equilíbrio que conseguiu nesta nova formação dos seus textos, quanto à relação entre cor, tamanho, texto, ligações… muito bom o ar que se respira nas entrelinhas.

    Somos gratos.
    Luís Santos

  2. Muito obrigado, caro Luís Santos.
    Ao fazer o texto sobre a situação dos animais, foi precisamente essa a intenção; tentar que se reflita sobre o assunto. Um dia seremos acusados pela História por termos criado campos de concentração para animais!
    Há textos que continuo a fazer, de maior extensão, mas penso que esses são mais para multiplicadores. Agradeço, entretanto, o aviso; poderei, por vezes subdividir artigos extensos em vários curtos. A minha intenção é dar, a quem lê, uma perspetiva alargada e por vezes até contraditória, com o desígnio de motivar o aprofundamento da questão num mundo infelizmente tão rápido que já não tem tempo para fazer investigações.
    Saudações solidárias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *