Bruxelas quer subir artificialmente o custo do Gasóleo em 28 Cêntimos o Litro

Políticos da União Europeia cada vez mais atrevidos

António Justo

A burocracia europeia, segundo a proposta do Comissário de Impostos da EU Algirdas Semeta, quer castigar o sucesso havido no desenvolvimento da técnica dos motores a gasóleo, exigindo que até 2020 o preço do gasóleo seja bastante mais caro que o da gasolina. Como argumento para subir o preço do gasóleo diz que este tem mais energia (+17%) que a gasolina e quer basear o preço na quantidade de energia.

Os construtores de carros procuram criar melhores tecnologias para um consumo mais social e mais reduzido mas a política vem logo atrás a castigar os consumidores exigindo novos impostos indirectos. A tecnologia automóvel de gasóleo conseguiu que um auto com 4 litros de gasóleo percorra 100 Km enquanto carros semelhantes, a gasolina, gastam 7/8 litros. Para a Alemanha que quebra um imposto de 47 Cêntimos/litro sobre o gasóleo e de 64 Cêntimos/Litro sobre a gasolina, a medida significaria uma subida do preço do gasóleo em cerca de 28 Cêntimos em litro. De momento, paga-se na Alemanha 1,45 Cêntimos por litro de gasóleo (51,41% são impostos). No Luxemburgo o litro de gasóleo custa 1,18 Euros. Nos Estados Unidos da América o litro do gasóleo custa 0,61 Euros. Nos Emirates Árabes custa 0,18 Euros.

Na Alemanha não se pagam portagens para carros ligeiros. A burocracia europeia, em vez de obrigar os Estados a comportar-se como a Alemanha, tenciona fazer leis para que se paguem portagens em toda a União Europeia, segundo já consta inoficialmente. Em nome da igualdade de tratamento pretende castigar-se os Estados mais disciplinados e mais respeitadores dos seus cidadãos.

O chefe da fracção dos deputados da CSU (Cristãos Sociais Democratas) no Parlamento Europeu espera que esta medida “disparatada” não seja depois aprovada, por alguns chefes de Estado dos membros da EU.

Naturalmente que as vantagens podem estar no outro lado da moeda levando os produtores de carros a procurar novas soluções para que o povo possa continuar a comprar carros.

António da Cunha Duarte Justo

antoniocunhajusto@googlemail.com

www.antonio-justo.eu

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *