SIMBOLOGIA DO CAVALO DE TROIA

Na mitologia grega, o Cavalo de Troia é um símbolo da Guerra travada entre gregos e troianos. Os gregos para dominar os Troianos – na guerra que durava já 10 anos – tiveram uma ideia ardilosa, sugerida por Ulisses.

Construíram um cavalo grande em madeira para ser dado em oferta ao rei dos troianos, mas onde se encontravam 30 soldados gregos escondidos. Colocaram o cavalo às portas da cidade muralhada de Troia e os troianos, interpretando a oferta como sinal de rendição dos gregos, permitiram a sua entrada no interior da cidade.

Pela calada da noite, os soldados saíram do Cavalo e abriram os portões da cidade, o que permitiu que o exército grego entrasse. Estes destruíram Troia e puseram fim à guerra.

Com o estratagema do cavalo os gregos conseguiram aquilo que desejavam: vencer a guerra de Troia a partir de dentro. As guerras perpetram-se pela calada da noite e dentro do campo inimigo!

A história mitológica foi descrita por Homero na Ilíada e expressa a possibilitação da penetração dissimulada em território a adquirir.

O vírus cibernético “cavalo de Troia” também vence as defesas do computador e provoca os danos a partir de dentro!

Os Estados também usam os seus espiões e serviços secretos que servem de “cavalo troiano” para espionagem.

No caso da Ucrânia, depois de ter observado a situação criada na sociedade ucraniana a partir de 1991, sou levado a ter de afirmar que a Rússia e USA/OTAN desempenham o papel dos gregos como Cavalo Troiano. O mesmo se prepara em Taiwan onde os gregos são os EUA e a China!

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

2 comentários em “SIMBOLOGIA DO CAVALO DE TROIA”

  1. Belo exemplo este do cavalo de Tróia, nunca imaginaria essa comparação.
    Não esqueça que o chefe dos Troianos era um tal Heitor, meu parente.
    Abraço e Boas Férias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *