Reforma das Universidades e dos Institutos Politécnicos


Praxismo Socialista desmiola o Humanismo Cristão
António Justo
Com a implementação do Processo de Bolonha pretende-se reordenar e uniformizar as universidades europeias. A reforma orienta os currículos universitários para a produção económica e tende adaptar-se à sua massificação. Os novos perfis e ciclos de formação universitária, pretendem fabricar bacharéis e mestres de configuração mercantil. A universidade perde a sua autonomia científica para ficar subordinada à pressão da economia, das leis do mercado e dos interesses políticos. Pretende-se um sistema universitário instigador da concorrência entre professores e cadeiras. Desfavorece-se a ciência em favor da técnica no sentido de facilitar cientistas irreflectidos.

A resistência por toda a Europa a esta reforma tem a ver com a defesa de valores de tradição humanista que os novos magnates não entendem. Os Estados obedientes ao ditado da economia pretendem reduzir ainda mais as ciências humanas ou quando muito pô-las ao serviço da economia. O bom senso levanta-se também dentro das universidades, mas os interesses dominantes podem mais. Antigamente a exploração do Homem assentava na ordem social, hoje a sua desumanização é baseada na ordem democrática partidária atrelada ao turbocapitalismo.

No século XIX e XX o operário foi mantido afastado da vida espiritual e cultural da nação. O saber e, com ele, o Estado estavam nas mãos da burguesia. Assim o legitimava a ordem mecanicista e determinista da ciência, o darwinismo social e a tradição. No século XX, os mesmos, alistados nas elites de ideologias preponderantes ocupam o Estado prolongando assim o século XIX. Ignoram o espírito integral da nova era (a nova ordem a surgir da física quântica e da dinâmica trinitária do ser). Em nome do progresso, a cultura de espírito proletário marxista vai-se aninhando nas universidades. Com o argumento republicano e democrático, as elites do poder afirmam-se na luta contra o elitismo do pensamento. “Proveito imediato” é a palavra de ordem dum utilitarismo míope destruidor de futuro ecológico e humano.

As universidades reflectem cada vez menos a vida espiritual e cultural europeia e nacional. Correm mesmo o perigo de serem reduzidas a oficinas modeladoras de intelectos ao serviço da indústria e do comércio internacional. Os ventos da ideologia proletária, com a sua ética do consumismo, determinam a orientação do espírito da universidade. O espírito que orienta a reforma em curso não parece compatível com o espírito livre e humanista da universidade tradicional que foi garante e expressão da cultura ocidental. A nível institucional, sacrifica-se a cultura do homo “sapiens” ao homo faber. Assiste-se à consumação do mecanicismo determinista numa época que já o superou cientificamente.

A economia do mercado e o sistema democrático partidário pretende forças de trabalho à disposição e uma burocracia fiel e maleável. Espíritos livres e pensantes só emperrariam o seu carrossel. O espírito, o saber integral e integrado seria areia na engrenagem da sua máquina a dificultar uma produção lucrativa. As elites económicas e políticas apostam na parte escura do Homem e na verdade oportuna do momento; querem prescindir de orientação científica humanistico-espiritual. Contudo, utlidade não constitui por si mesma um critério moral.

O desejo do saber e de liberdade foram a razão da expulsão de Adão e Eva do Paraíso… Os deuses do nosso Olimpo são pessoas ciosas do poder e do seu saber; por isso repetem o gesto de Júpiter para com Prometeu que pretendia, contra a sua vontade, comunicar aos homens a chama da sabedoria divinal. Prometeu queria os homens livres e por isso deu-lhes o fogo que roubou aos deuses. Os deuses são invejosos e cientes do que têm. Como vingança, Júpiter prendeu Prometeu a uma pedra no Cáucaso e mandou uma águia alimentar-se do seu fígado, durante vários anos, até ao dia em que Hércules o libertou. Os nossos deuses são mais civilizados que os deuses antigos e em vez de degradarem os inteligentes procuram dar-lhes um posto nas antecâmaras do Olimpo, no seu sistema e na administração para assim impedirem a comunicação da chama do saber ao povo.

Sobrecarrega-se o estudante com cadeiras diversificadas não restando ao estudante tempo para pensar nem a possibilidade de adquirir uma visão de conjunto. Falta uma fenomenologia que mostre ao estudante a conexão entre as diferentes ciências e entre os diferentes áreas da vida. Falta uma consciência e uma praxis que leve o estudante a confrontar-se com as duas formas de acesso à Realidade: uma de carácter material através das leis naturais e a outra de carácter espiritual ou humana que parte da pessoa com uma individualidade e responsabilidade própria. Espírito e matéria são as faces complementares da mesma moeda (realidade).

As ideologias partidárias sofrem de velhice alimentando-se ainda duma ciência mecanicista que alcançou a sua fluorescência no século XIX mas já não terá validade alargada no século XXI, o século a construir baseado na física quântica e num humanismo integral (que apelidaria de trinitário).

O saber inteligente cede ao saber integral para lá da órbita das normas e do hábito. Os novos conhecimentos da física e das ciências humanas já não permitem confundir o método científico com a verdade absoluta. O físico Friedrich v. Weizsäcker, demostra já em 1964 que a ciência baseada em Newton não constitui a verdade sendo apenas um determinado método de investigação. Se as ciências da natureza investigam a expressão das formas a partir das leis da natureza com o mundo dos sentidos, as ciências humanas expressam a forma das leis. A hipótese de Darwin da origem das espécies através de acaso e selecção também já foi cientificamente refutada, mas continua a ser oportuna para as elites. O mundo é muito complexo pressupondo uma „ordem central” que se impõe independentemente de ordens parciais incluindo também a ordem causal. A realidade encontra-se na complexidade e não na bagatelização quer das ciências humanas quer das ciências naturais.

Primeiro apagaram os candeeiros das catedrais e agora apagam a luz das universidades. A independência do professor e seu saber são submetidos à burocracia e à produção. O espírito proletário vigente, desvaloriza o espírito humano integral e procura reduzir tudo ao nível do meramente funcional, à banalidade do factual elevada a filosofia de vida.

A construção da nova sociedade digna do Homem pressupõe uma consciência nova no processo de hominização do indivíduo e dignificação duma sociedade aberta em processo. A liberdade e a solidariedade serão as suas forças determinantes no sentido da dignidade humana e da dignidade de toda a criatura da natureza. Para isto é preciso acordar tanta gente bem intencionada das instituições sociais e económicas. Só um alargamento da consciência e desenvolvimento da personalidade de cada pessoa poderá provocar uma mudança para melhor. A crise está a ser aproveitada pelos espertos de sempre. Os sinais dos tempos apontam para a necessidade do surgir duma elite espiritual humanista na qual se possa apoiar a democracia cívica. Cada vez se torna mais impossível uma reforma do sistema a partir de dentro. A não ser que por todo o lado vá surgindo uma elite humanista espiritual com os pés bem na terra e na qual se possa apoiar o processo da democracia que passará a ser um processo de humanização. Esta fomentará o querer, a formação integral, a auto-realização e a participação no poder. Temos motivos de esperança: O socialismo também tem os seus valores e é o filho pródigo da cultura judaico-cristã!…

António da Cunha Duarte Justo
antoniocunhajusto@googlemail.com

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *