Pentecostes é a festa do Espírito Santo, que em termos hodiernos se poderia também dizer que é a festa em que se celebra a proclamação da democratização do espírito divino, o sopro da vida, que se encontra, mais ou menos encoberto, no âmago da pessoa.
Com ela expressa-se a esperança de uma nova era de irmandade e paz entre os seres humanos.
Para os cristãos com o acontecimento do Pentecostes dá-se o nascimento oficial da igreja e o início da missão de evangelização.
Em termos generalizados e abrangentes simbólicos, poder-se-ia dizer que o Espírito Santo é uma força ou energia (presença) divina que actua no mundo e na pessoa de modo a inspirar, orientar e transformar a pessoa, capacitando-a a ir realizando o protótipo do Homem e da humanidade que é Jesus Cristo.
Na tradição cristã, o Espírito Santo ou Paráclito (guia e consolador) é uma das três partes da Trindade Cristã (divindade), ao lado de Deus Pai e do Filho, Jesus Cristo. O Espírito Santo é visto como a forma pela qual Deus está presente no mundo e entendido como a presença de Deus que atua no mundo e nas pessoas de forma invisível e sustentável. É vivenciado (na oração) como guia, base do livre arbítrio, que ajuda as pessoas a tomarem boas decisões e a terem paz (soberania individual). Segundo o magistério da Igreja o Espírito Santo concede dons (habilidades especiais) aos crentes e produz frutos (características como amor, alegria, paz) em suas vidas.
Os Actos dos Apóstolos (2:1-13) descrevem: “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles”.
O milagre das línguas pretende indicar que a mensagem é importante para o mundo inteiro. O Espírito Santo é muitas vezes simbolizado em forma de pomba. No batismo de Jesus, quando Jesus saiu da água, “os céus abriram-se e ele viu o Espírito de Deus descer sobre ele como uma pomba”.
O Paráclito continua na pessoa e no mundo a obra de Cristo.
O Pentecostes (expresso no rito da Confirmação ou Crisma) une a experiência pessoal iniciada no rito do baptismo com a experiência espiritual tida a nível de comunidade eclesial (discípulos). O sacramento da confirmação é a confirmação do baptismo infantil já percepcionado de forma consciente e adulta implicando o envolvimento experiencial no sentido espiritual humano.
O espírito democrático já se encontrava na Igreja, pelo baptismo e na presença do espírito santo presente em todos, antes de aparecer na sociedade política ecivil europeia. Só que os poderes das instituições, por vezes, tiram muito do poder aos membros para o poderem redistribuir à sua maneira.
As festas mais importantes da cristandade são Natal, Páscoa e Pentecostes e por isso na Alemanha se celebra cada uma delas com dois feriados nacionais. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois da Páscoa e 10 dias depois da Ascensão.
Numa altura em que os bons espíritos parecem querer abandonar a Europa, o Pentecostes seria uma boa oportunidade para reflectir sobre a renovação do espírito no seu sentido original.
António da Cunha Duarte Justo
Pegadas do Tempo
Obrigada ! Pois é pena o poder político, não agir com a vontade de Deus ! Viveriamos em comunhão na justiça e no amor uns aos outros.
O Divino Espírito Santo nos conduza e proteja a todos
Maravilhoso texto ! Maravilhosa a sua tão brilhante explicação. Obrigada Senhor António da Cunha
Não tenho dúvida que nascemos com essa centelha divina e que era obrigação do Homem o seu reconhecimento, agradecimento e protecção. Afinal nascemos livres, apenas deveríamos zelar pela nossa liberdade e valores intresecos a tão maravilhosa Criação!