A Turquia e a União Europeia – Um beco sem saída!

A Turquia aposta no jogo do gato e do rato com a União Europeia. Neste jogo os papéis revezam-se.

Ontem, o Relatório da Comissão sobre a Turquia não podia ser positivo apesar da benevolência europeia em aceitar não querer ver tudo. A lista dos reparos é grande: Cípre, opressão dos cristãos, não reconhecimento de direitos a minorias, falta de liberdade de opinião, o parágrafo 301 do direito penal turco que proíbe a ofensa da alma turca (Povo – Estado), infracções contra os direitos humanos, os militares, etc. Economicamente a Turquia tem-se disciplinado contando-se com um crescimento económico de 6% neste e no próximo ano.

A Turquia não quer cumprir as exigências colocadas pela Europa. Bruxelas sabe que ela não cumprirá e apesar disso dá continuação à encenação ritual recorrendo a esforços diplomáticos que mais não são que sinais da própria fraqueza, desacreditando-se. A Turquia quer apenas tirar as castanhas do borralho e por isso não implementa as reformas exigidas pela UE.

O alargamento da UE à Turquia é tão questionável como as conversações. A UE tem demasiados problemas em mão. Não pode, de momento, receber mais candidatos. A consequência lógica seria a congelação do início das conversações. Hoje já nem sequer os antigos defensores da entrada da Turquia na UE ousam publicamente tomar partido em sua defesa.

Seria prematuro alargar as fronteiras da UE até ao Iraque e ao Irão. Além disso a UE também se encontra emperrada devido à questão da Constituição. Nem o candidato está maduro para entrar nem a UE está preparada para o receber. O preço a pagar pela Europa seria demasiado caro. A pressa na integração da Turquia na Europa apenas por razões estratégicas não é sustentável. Estas, somadas aos interesses económicos de algumas das potências europeias não compensariam os problemas políticos – sociais que daí adviriam podendo uma integração apressada dar azo a um cavalo troiano no seu meio. Por outro lado, os interesses das grandes nações Europeias na Turquia afirmar-se-iam à custa dos países pequenos. O nacionalismo crescente na EU receberia com isso um grande impulso. Na UE já há demasiados conflitos não se podendo passar à ordem do dia sem os resolver primeiro. Um deles é o conflito Polaco – Alemão.

De facto, a entrada da Turquia na UE significaria uma deslocação da importância política para leste, o que não deveria estar nos interesses das tradicionais potências europeias.

A cimeira da UE só conseguirá resultados que a prejudicam.

A Turquia tem interesses muito próprios a defender. Descaradamente não reconhece os direitos da UE encerrando os seus portos aos barcos do Cípre europeu. A Turquia quer é indirectamente ver reconhecida, de facto, a sua invasão do norte da ilha do Cípre, que se deu contra o direito internacional.

A Turquia quer continuar a discriminar os cristãos, a impedir a liberdade de opinião, quer continuar a não reconhecer o genocídio que cometeu contra os arménios. Um estado muçulmano, com um ministério para a religião e que paga aos seus funcionários religiosos, não renunciará ao seu instrumentário para impor a hegemonia religiosa e turca no seu meio.

A cimeira a realizar pela UE a 15 de Dezembro decidirá então a favor ou contra o início das conversações.

A Turquia sabe que pode ter um folgo comprido atendendo a que para uma tal medida a UE exige decisão por unanimidade. Deste modo a Europa tropeça nela mesma.

António da Cunha Duarte Justo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *