Desde o dia 3 de Julho são proibidos, em toda a Uniao Europeia, produtos plásticos de uso único (via única). Esta medida da EU levará o comércio a afastar-se do plástico.
Produtos descartáveis de plástico (para deitar fora) são responsáveis por 70% de todo o lixo marinho na UE..
A regra não se aplica a cigarros com filtro de plástico, absorventes higiênicos e copos para viagem embora fossem possíveis alternativas.
Só na Alemanha, são usados 320.000 copos descartáveis para café e similares, por hora.
As empresas municipais de eliminação de resíduos gastam muito dinheiro com a eliminação.
Com medidas deste género, esclarecimento e boa vontade, contribui-se para um meio ambiente mais saudável para o planeta.
António CD Justo
Pegadas do Tempo,
Todas as medidas que visem a preservação do planeta são bem vindas‼️
Infornação muito útil. Ou disciplinamos o uso do plástico e o reservamos
ao absolutamente indispensável ou acabamos todos plastificados.
Bom saber que os copos plásticos não estão proibidos. Como será dos pratos? Papelão? Como passarão a vender as sopas no supermercado?
em recipientes prateados?
Maria Manuela
Provavelmente os pratos descartáveis ecologicamente corretos mais populares são os pratos feitos de fibras de cana-de-açúcar (bagaço). Devido à sua natureza vegetal, os pratos não representam mais uma ameaça ao meio ambiente. Além do bagaço, existem também outras matérias-primas que podem ser alternativas às Placas de plástico e são feitas, como placas de folhas de palmeira e bambu. Assim como as fibras da cana-de-açúcar, as folhas de palmeira também são um resíduo. O subproduto é criado durante a produção do óleo de palma. O bambu é uma matéria-prima renovável, reciclável e natural.