A ORAÇÃO DO CÃO

Por António Justo

Tenho um amigo padre, o Carlos, que tinha um cão Fiel e o respeitava tanto que lhe cedia um lugar nobre na igreja, ao lado dos acólitos.

Sempre que o Carlos celebrava missa, lá estava o cão, de patas juntas, juntinho ao altar. Em atitude recolhida juntava a prece animal à dos humanos. Da mesma igreja, da mesma comunidade, os mesmos louvores e preocupações pareciam elevar-se juntos ao céu com o incenso.

Era de admirar tanta sintonia e solidariedade numa natureza não afeita a comungar da inocência animal. Naquela freguesia, mais habituada à rotina e ao folclore das festas litúrgicas, aquela atitude de solidariedade já presente no presépio e recordada no Natal, foi considerada inteiramente fora de estação. A atitude do padre, que não a do Fiel, provocara o sentimento de alguns fiéis, fazendo erguer aos ares a voz dalguns cães de guarda da ordem e do pensar correcto. Um uivar canino de timbre acirrado se ergue aos céus na praça pública.

“Um atrevimento”, “uma provocação “, “uma falta de respeito”, – murmurava o adro da sociedade. O gesto do padre provocara o sentir de parte daquela paróquia a Sul do Tejo. Com o tempo já se não distinguia entre paróquia e freguesia!

Ao Carlos, tão inocente como o “Fiel”, não lhe entrava na cabeça o porquê de tanta indignação nem da tal “Falta de respeito”. E lá, na parte que o distinguia do cão, o sacerdote questionava-se: “Falta de respeito?” De quem e do quê?”… Não tinha o JC resgatado e irmanado toda a criação?…

Ele que não acreditava numa sociedade de trelas nem de coleiras, ele que estava habituado a alertar os fiéis para os embondeiros da sociedade que não deixam crescer erva nem arbusto debaixo da sua sombra, não podia entender o sentido dos latidos dalguns irmãos contra os mais pequeninos ali presentes no Fiel.

O motivo de todo aquele desentendimento estaria na falta de sensibilidade, na falta de compreensão do evangelho por aquele rebanho alérgico a cães, o que, no entender de Carlos, se resumiria numa alergia a humanidade, numa ingratidão e falta de solidariedade para com os irmãos mais fracos da criação! “O que fizerdes ao mais pequenino a Mim o fareis…” lembra o Evangelho e o Carlos também.

Enfim, mais um atraso na realização da Boa Nova…, mais um sinal vermelho colocado pelos “embondeiros” do poder e da comunidade, no currículo duma pessoa honesta que apenas cometera o erro de ouvir a voz de uma espécie vítima e descontente com a sua vida de cão. Afinal só lhe restava rezar e pedir a Deus que desagrave tanta descrença e desrespeito entre as criaturas… Sozinho e só como o cão, o amigo Carlos só encontrava consolo nas palavras que repetia em atitude meditativa: “Venha a nós o Vosso Reino…”

Também o Fiel, na sua postura recolhida, tinha pedido ao mesmo Criador pelos irmãos que viviam sob o jugo dum destino preso a um cadeado. Também ele, no momento da oração dos fiéis, lançara um olhar para a cruz do altar, numa súplica, já não pelo pão, mas pelo restabelecimento da dignidade animal e da íntegra solidariedade, a todos comum, antes da queda do pecado original. Humilde, também ele pedia pelos senhores, pelos donos da trela para que Deus os ilumine.

“Que o coração una o que a razão desuniu!” – repetia o Fiel depois de cada prece, numa ladainha de pedidos, que mais faria lembrar um exame de consciência do que uma acusação dos pecados do irmão Homem contra a natureza, contra animais e plantas. Ele que, como o Carlos, se entrega todo inteiro ao dono, ao Senhor, em estado meditativo, já não ergue os olhos para o senhor mas para o Criador; que acabe com tanta ingratidão e falta de respeito entre as criaturas. “O justo conhece as necessidades do animal mas o interior do ímpio é cruel”, já dizia o povo antigo no livro dos Provérbios 12, 10.

Um mundo sem donos nem senhores, uma sociedade de cães sem coleira seria o princípio dum mundo novo, justo e digno…um mundo de todos para todos, na perspectiva divina da complementação de todas coisas criadas, feitas, sentidas e pensadas!

António da Cunha Duarte Justo
Pegadas do Espírito no Tempo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Um comentário em “A ORAÇÃO DO CÃO”

  1. Caro amigo:

    Bela história, a lembrar-nos que vivemos num "mundo cão", onde os homens tendem a ser piores que os cães mais ferozes.

    Também eu desejo um Mundo mais dignop, mais justo e mais feliz

    Grande abraço, Jorge da Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *