Aflição nos Joelhos

O Sindroma Restless-Legs
Nas férias de verão em Portugal tive contacto com uma família que se queixava de aflições, especialmente nos joelhos, nos tornozelos e noutras articulações. Como vi que se tratava duma doença chata e desconhecida, informei-me aqui na Alemanha e foi-me dito que se tratava de “Restless-Legs-Sindrom.

O Sindroma Rstless-Legs (RLS) geralmente não é diagnosticado não sendo por isso tratado. Não se conhecem as razoes dos sintomas pelo que não há tratamento para a sua causa.

É uma aflição entre formigueiro, comichão, ardiume e um puxar. Esta aflição pode dar-se nas pernas, coxas, joelhos, pés. Em casos mais adiantados também se manifesta nas mãos e nos braços. Os sintomas surgem, principalmente à noite, quando se está parado (sentado ou deitado). Sente-se uma inquietação e um impulso para se movimentar.

De facto o movimentar-se provoca um melhoramento da situação, assim como esfregar, massajar ou um duche frio das pernas. Há pessoas que de noite não podem dormir causando isto outras doenças psíquicas. Os sintomas tornam-se geralmente mais fortes com a idade. No aparecimento dos sintomas tanto pode haver pequenas pausas como grandes intervalos (semanas, meses, anos).

Há cerca de 5% a 10% da população atingida por esta doença neurológica.
Não se sabe a razão desta doença. Pensa-se que é uma doença do sistema nervoso central.

Factores genéticos desempenham aqui um grande papel. Geralmente um cônjuge transmite a doença a metade dos filhos.

Em casos extremos são receitados medicamentos que se usam também na terapia Parkinson embora esta doença não tenha nada a ver com aquela.

O tratamento provoca efeitos secundários como perturbação do sono e outros.

Informações detalhadas sobre Restless-Legs-Syndrom podem ser certamente pedidas à Caixa de Previdência que poderá dar indicação de médicos especializados no assunto.

António Justo

António da Cunha Duarte Justo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Um comentário em “Aflição nos Joelhos”

  1. Eu tenho isso a anos mas agora piorou não consigo dormir, antigamente eu conseguia se alguém esfrega mas agora nem assim é só eu me deitar que começa não aguento mais isso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *