ANO NOVO CHINÊS (01.02.2022) – ANO DO TIGRE

Em Lisboa há muitas lanternas vermelhas (em várias avenidas) para comemorar o Ano Novo Chinês.

As celebrações do Ano Novo Chinês começaram a 31 de janeiro, e tradicionalmente, terminam com o Festival Lanterna, que este ano tem lugar a 15 de Fevereiro (1). O ano chinês de 2022 está sob o signo do tigre, seguindo-se ao ano do Búfalo! Parabéns aos chineses!

Há povo que dança à luz do vermelho como que a preanunciar as vindas do império chinês!

Aproximam-se os XXIV Jogos Olímpicos de Inverno que serão realizados na capital chinesa Pequim, de 4 a 20 de fevereiro de 2022.

Os correspondentes estrangeiros em Pequim queixam-se de “obstáculos sem precedentes” nos seus relatórios do país. Segundo o Clube de Correspondentes Estrangeiros (FCCCC), 99% deles, disseram que consideravam que as condições de trabalho não cumpriam as normas internacionais. 32% queixaram-se de terem sido impedidos de participar em eventos no período que antecede os Jogos de Inverno de Pequim. Os jornalistassentem-se impedidos na sua capacidade de reportagem confrontando-se com sanções legais, processos civis ou investigações em nome da segurança nacional, relata o HNA de 2.02.20221.

É pena falar do que incomoda mas se não houver informação não haverá desenvolvimento!

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

(!) Para muitos, é o único período de folga do ano. (1)  “Mas o Ano Novo “chinês” não é comemorado apenas na China. As pessoas também celebram o Festival da Primavera na Coréia, Mongólia, Vietnã e outras áreas do leste e sudeste da Ásia. Isso inclui países com grandes populações chinesas, como Cingapura, Malásia, Indonésia , Tailândia, Camboja ou Filipinas, bem como cidades no oeste onde vivem muitos chineses no exterior.” https://www.rnd.de/wissen/chinesisches-neujahr-2022-datum-bedeutung-tier-alle-infos-zum-fest-RQNXCHUDVYVRT2HLWBVFYQYCVU.html

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *