NA MONTANHA RUSSA DA PANDEMIA A ALEMANHA TROCA-NOS AS VOLTAS

Afinal, onde nos encontramos?

A Alemanha, ao colocar Portugal na “lista vermelha” obriga os portugueses residentes a alterar os seus planos de férias. Também muitos turistas alemães, ao verem Portugal qualificado de zona da variante-vírus, apressam-se a regressar a casa para evitarem a quarentena ao entrar na Alemanha.

O número de pacientes Covid aumentou encontrando-se 116 deles em cuidados intensivos. “Preocupantemente, é a situação em Lisboa. Dois terços de todas as infecções nacionais são registadas em Lisboa – embora apenas 27% dos 10,3 milhões de portugueses aí vivam. A variante delta já é responsável por mais de 70% em Lisboa (HNA, 29.06.2021).

As consequências, também para os emigrantes, são desastrosas: descrédito, casamentos desmarcados, férias anuladas, famílias não encontradas, desmarcações de muitíssimos turistas, etc. 

A vacinação e os testes negativos passam a não valer nada? Por um lado, uns a proibir de entrar em Portugal e outros a recomendar que os portugueses vão em magote até Sevilha para apoiar a equipa! Afinal, onde nos encontramos? A política contradiz-se: por um lado toda a gente é aconselhada a tomar a vacina e, por outro, quem tomou a vacina ou tenha teste negativo, tem de entrar em quarentena de 14 dias, ao regressar de Portugal!

Porquê tanta confusão e a quem servem as incongruências?

O descrédito cada vez se espalha mais e isto parece servir os interesses de poderes anónimos; doutro modo a razão começa a não chegar para explicar as contradições que se somam nas medidas que se tomam em relação ao SARS-CoV-2 e suas variantes.

De quem é a culpa?

A “culpa morreu solteira” e o seu cadáver flutua nos leitos dos rios, mas cada rio procura sentir o fedor nas margens dos outros.

É verdade que falta de responsabilidade não falta, mas, como tudo é virgem, ninguém a assume! O Primeiro Ministro português apenas constatou: “Nem tudo correu bem”.

A situação geral é realmente complicada e triste, mas mais que culpabilizar há que cada um assumir a responsabilidade no que toca ao seu âmbito, sem apontar o dedo para os outros.

Já vai sendo tempo de tratar da saúde à pandemia! Doutro modo, a pandemia não nos deixa sair da montanha-russa.

António CD Justo

Pegadas do Tempo

 

 

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

57 comentários em “NA MONTANHA RUSSA DA PANDEMIA A ALEMANHA TROCA-NOS AS VOLTAS”

  1. Se era para isto não me tinha vacinado isto é só máfia, não me vacino mais isto só serve como diz e com razão alguns

  2. António Cunha Duarte Justo, se eu conhecesse a Alemanha na sua globalidade : daria uma uma resposta com equivalências à minha cultura : mas como eu só a visito duas três vezes por ano quando vou abraçar o meu irmão gémeo e não funciono através de certa comunicação social : não me arrojo a comentar a tua opinião .

  3. Francisco Barbosa Velho, penso ter compreendido! Às vezes interessa mais observarmos os factos do que comentá-los! A mim só me interessava apresentar factos para pensar sobre eles e fazer pensar neles! Os comentários podem também ajudar-nos a compreender melhor o enredo deles e a sua complexidade.

  4. Com tanta confusão ,as pessoas perguntaram-se, se vale a pena a vacina ,só porque sim.
    Com quarentena ou sem ela só cá fico se a companhia me desmarcar a viagem.
    É uma verdadeira confusão !

  5. Eu sou um deles…
    Acho que devemos de agradecer ao Costa não sei o que ele quis esclarecer a Merkel certo é que no dia a seguir a Merkel meteu o nosso país na lista negra

  6. Sergio Pinel, estou na mesma situação. Vamos ter esperança que este tenha sido o pico e que melhore a partir de agora…

  7. e é de relembrar que quando a Alemanha esteve com números elevadíssimos, Portugal nunca obrigou a quarentena. Corrijam-me se estiver errada.

  8. De facto reina uma grande confusão.
    É que, mesmo com vacina e teste negativo, podemos ser portadores do vírus havendo portanto risco de contágio para outros. Isto faz algum sentido. Mas, também há informações e decisões incoerentes e confusas por parte de responsáveis do governo e da saúde. Independentemente das questões dos interesses escondidos (isso ultrapassa-nos), a vacina não nos trouxe a tranquilidade desejada.

  9. Bem verdade! ! Realmente há uma grande contradição no governo! !Nem dá para compreender! !

  10. O Xi Jiping está a ganhar batalha e , a europa perdida por falta de engenho e arte para dar a volta ao tema !
    Afinal de contas cá como no resto do continente europeu os povos não são nada unidos !…

  11. E pra Vcs verem como a politica funciona…?
    Com essa decisao da Merkel & Co. nos portugueses e que nos lixamos… pois quem apresentasse Test negativo, chegava bem so uma semana de Quarentena por causa de fazer segundo Test para control…

  12. Votaram neles outra vez?
    Não foram votar?
    Votaram nulo ou em branco?
    Agora aguentem-se, aos broncos seus descendentes e amigos.
    Os portugueses só servem para pagar impostos para sustentar esta
    gente política, bancos, subsídio dependentes, migrantes e jornalistas.
    A paródia, agora trágica, continua a nossa custa até a próxima bancarrota…

  13. Completamente de acordo, como é possível???só portugal??E Espanha que também tem alto risco de contágio???

  14. Então ganhamos o dinheiro na Alemanha, e queries ir gastar para Portugal, d Merkel não é burra… Kkk
    Corona vírus é a fantochada da política, controlo da população

  15. É para Vocês verem como a politica funciona…?
    Com essa decisao da Merkel & Co. nos portugueses e que nos lixamos…pois quem apresentasse Test negativo, chegava bem so uma semana de Quarentena por causa de fazer segundo Test para control…

  16. Só digo, cada vez Pior! Ninguem ja sabe o que quer a final,ja vão 2 Anos nisto,e em tempo de Férias pior.

  17. Qual a verdade disto tudo ? Se mesmo vacinado apanha -se covid 19 para que tomar a vacina.
    A final quem são os culpados por que até agora só o povo e pobres são os culpados não respeitem porque não fazem nada par se protegerem …..quem está por trás disto tudo? Quem tem interesse nisto ? Quem está a ganhar com isto? Daqui a algum tempo iremos sabe

  18. Só existe uma resposta?Em Países corruptos ninguém acredita mais…Portugal precisa de pessoas e políticos honestos…

  19. Como é que os portugueses se deixaram ir na onda das vacinas desta maneira!!?
    Isto é uma agenda programada a muito tempo, no ano passado desdo o principio os teóricos da conspiração disseram tudo o que eles iam fazer, RESTRIÇÕES, CONFINAMENTO, VACINAS, VARIANTES, PRISÕES DE QUARENTENA, RENDIMENTO UNIVERSAL e ainda falta CONFINAMENTOS por causa do CLIMA mas o Bidé nos Estados Unidos já o disse na semana passada!!
    O Ursula veio a Portugal fazer o quê!! Ou os portugueses acordam ou então não sei o que vai acontecer!!

  20. Não é fácil, porque nos encontramos num ambiente de confusão devido à informação-desinformação. A confusão parece querida e fomentada. Deste modo desinstabiliza-se tudo o que deveria oferecer confiança. No meio de tudo isto só ganha um capitalismo sem alma e um socialismo ditador! Creio que se está a preparar a sociedade ocidental para poder dsacreditar-se dela mesma. Depois poderá o globalismo tecnocrata, legitimar, a longo prazo um sistema à maneira da China. O cristianismo terá de ser perseguido para que se instale uma ética não baseada em relações individuais humanas mas em mera relação funcional. Bom será o que serve o aparelho e a “troica” comunista regulará o resto!

  21. António Cunha Duarte Justo, disse tudo!!
    A Comissão Europeia não foi formada por acaso, tem um propósito e os media estão a fazer uma grande parte do trabalho e as pessoas não tentam ao menos ir pesquisar e depois reflectir para ao menos ter um contraditório.

  22. Sempre disse e volto a dizer que não existe covid apenas só existe de nome , isso e tudo um nogocionismo entre meia dúzia de poderosos a nibal quase mundial , só gostava que o pessoal abrisse os olhos mas enfim

  23. Com toda a razão dita essas palalavras há quaze um ano estádio de bola não assistência mercados para entrar máscara e papel em como a pessoa está negativa desse viros que eles dizem não sei ainda não o vi e se estou a pecar Deus pordoa quem vier esta semana terça feira não precisa quarentena quem vier a partir de amanhã tem de ficar em quarentena onde nós estamos de um momento para outro por causa do Europeu já se encontra os estádios da bola todos cheios não precisam de máscara não precisa de fazer Testes quer dizer está tudo normal só Portugal he que esta mao quem anda há frente disto da que pensar muito he triste o que estamos a viver

  24. Vão de Automovel,que os Alemães não conseguem controlar de onde vem,em caso de control,estiveram na Belgica ou França

  25. Luis Martins O problema é que temos carro com Matricula Alemã e em Portugal temos as portagens onde fica tudo registado , portanto se os Alemã quiserem vão saber , é muito triste mas isto é tudo politica

  26. Qual regime Sr. António ? Não vamos polarizar…não temos regime mas sim um governo democrático.

  27. Eu vou na mesma afinal e só para quem viaja de avião; quem vai de carro não há problema

  28. Concordo plenamente famílias que não se veem a 2 anos , mas futebol não pode faltar … vergonhoso… afinal o que é que nós injetaram que não vale nada de nada

  29. Qual a verdade disto tudo ? Se mesmo vacinado apanha -se covid 19 para que tomar a vacina.
    A final quem são os culpados por que até agora só o povo e pobres são os culpados não respeitem porque não fazem nada par se protegerem …..quem está por trás disto tudo? Quem tem interesse nisto ? Quem está a ganhar com isto? Daqui a algum tempo iremos saber

  30. Eu tinha tudo preparado para ir na sexta feira, este ano ia uma semana antes das férias da escola , porque o meu filho vai tirar a profissão, para podemos ir juntos , afinal ficamos na Alemanha porque a Merkel disse que Portugal era risco ,por isso tenho que ficar que não posso fazer quarentena quando cá chegar se não meu filhote perde tudo

  31. Não trocou voltas nenhumas.
    Uma decisão lógica ao ver os dois maiores decisores políticos portugueses (Costa e Marcelo) a “cagarem-se” para o aumento dos contágios e dedicarem 200% do seu tempo à Selecção Nacional.
    A Merkel até avisou, mas eles não quiseram saber.

  32. Em ano e meio – 18 meses – uma pancada de dias… ainda não aprenderam a tomar decisões acertadas, é tudo ao sabor do momento ! ai Zé que estás bem entregue…

  33. Dr. António Cunha Duarte Justo, até parece que o sr. é bruxo, pois diz as verdades, as quais os escribas do poder, chamados de (mamões), não gostam, mas eu que nasci sem dinheiro e sem medo, estou de pleno acordo consigo e a mim não me tremem os tomates. Continuarei a lutar, contra os luciféres do poder, deste nosso país, que é portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *