Reclamação ao Ministério da Saúde

Apresento este caso para encorajar, pessoas em situações idênticas às descritas nos dois artigos anteriores, a reclamar. Todo o paciente deveria registar num calendário as suas consultas médicas. Isto para estarem preparados a ser confrontados posteriormente com situações desagradáveis.

A incúria que se atribui às classes dirigentes tem os seus fundamentos na incúria popular, na indiferença e falta de solidariedade. Um povo adulto e exigente fomentará superiores responsáveis e adultos também. Entre uma maioria que ganha honradamente o seu pão também há aqueles que se aproveitam imoralmente da necessidade do próximo. A sabedoria popular diz que “quem se deita com crianças acorda molhado” e “a culpa morreu solteira”. Por isso, se o povo não abrir os olhos, o mundo continuará a pertencer aos “bastardos”, aos “barões”! O esforço é hercúleo: por isso todos temos de nos dar as mãos e procurar compreender para melhor agir também!

Passo a reproduzir dois exemplos de correspondência até agora mantida com as entidades sob a tutela do Ministério da Saúde.

Remetente

2009-10-10
Ex.ma Senhora Ministra da Saúde,
Ex.ma Senhora Chefe do Gabinete,
Av. João Crisóstomo, 9, 6º
1049-062 Lisboa, Portugal
Email: gms@ms.gov.pt

Assunto: Pedido de intervenção
Caso de Incúria administrativa no Hospital ….
Possível falta de médicos contra o juramento hipocrático

Excelências,

Solicito a intervenção de V. Excelências no caso que passo a descrever.
Nome…, de 86 anos, foi consultado pela sua médica de família em Novembro de 2008 com a finalidade de ser submetido a uma intervenção cirúrgica à articulação coxo-femural. Em Novembro a médica tomou as diligências burocráticas necessárias para que o Hospital… fizesse as análises preparativas. Decorrido mais de mês e meio, o paciente recebeu carta do dito hospital para lá comparecer no dia 22 de Abril para lhe serem feitos exames específicos, o que o paciente fez. Voltou de novo no dia 3 de Junho, como convocado, para fazer análises e radiografias. Foi depois chamado para ser analisado pelo anestesista no dia 27 de Junho. O anestesista declarou-o como apto para a operação, dizendo-lhe que deveria aguardar chamada. Esta ser-lhe-ia feita pelo Hospital de …. No caso estão envolvidos os hospitais de …

O paciente quando, em Novembro de 2008 solicitou a operação tinha dores que eram tratadas através de medicamentos. Entretanto as dores tornaram-se insuportáveis tendo de recorrer a muletas para poder andar; de resto o paciente é robusto e tem muita saúde, nunca esteve doente!

Até hoje nada mais aconteceu por parte da burocracia! Vive martirizado de dores físicas e psíquicas e a ordem continua a ser “esperar”! Já não chega a chaga da velhice mas tem de sofrer esta contínua humilhação de ser tratado indignamente.

“Só dinheiro ou o poder de pedidos e de conhecimentos o poderão ajudar”, é a voz que corre entre o povo. O povo também nota e diz que muitos médicos não estão motivados a fazer operações através dos hospitais para poderem ganhar com os pacientes privados.

À pergunta de “quando seria chamado”para a operação, ter-lhe-á respondido uma enfermeira do hospital: “segundo a experiência só será chamado lá para Janeiro ou Fevereiro”.

Senhora Ministra, estamos perante um caso de desumanidade aguda, um caso de incúria administrativa e de incursão em falta contra os direitos humanos e contra a dignidade humana. Os médicos encontram-se em flagrante falta contra o juramento hipocrático. Neste caso pode verificar-se, indirectamente, uma recusa da ajuda devida por parte dos médicos. Solicito a Vossa intervenção directa e urgente para que se proceda com justiça e equidade e que a operação seja feita, se não em…, em… ou em lugar disponível.

Vivo na Alemanha; nesta sociedade, semelhante caso não deixaria tranquila a consciência da nação e os próprios médicos, as instituições e a imprensa não tolerariam tal comportamento para com qualquer cidadão, fosse ele mesmo o mais desprestigiado.

Isto não só fala mal das instituições e da classe médica, que tal toleram, mas ofusca a imagem do Governo e de Portugal.

Solicito a intervenção de V. Excelências. Aguardo resposta pronta.

Atenciosamente

Remetente
…. 18.01.2010

ARS NORTE
Conselho Directivo
Rua de Santa Catarina, 1288
P – 4000-447 Porto
Portugal

Assunto: Exposição…

Vossa Ref. …

O V. ofício, acima referenciado, refere que a minha alegação relativa à negligência e incúria médica e institucional no caso referido, “carece de fundamento”.

Atendendo que
1. não foram revelados os critérios que alegadamente estão na base da determinação da prioridade (prazo de espera normal e não urgente) atribuída ao paciente, apesar da sua situação grave (embora com analgésicos só se pode mover com duas muletas sob dores insuportáveis e isto na idade de 86 anos). A não existência duma lista regulamentada de critérios controláveis conduz a situações beneficiadoras de alguns profissionais interessados na mora do processo que obriga pacientes desesperados a recorrer ao tratamento particular sub-repticiamente pretendido pelo sistema. Assim se fomenta um sistema cúmplice em que lucram o Estado e os médicos, à custa de pacientes degradados para clientes e tratados apenas como factores de despesas.
2. apesar de solicitado, não foram esclarecidos os tempos de espera a partir de Outubro 2008.

Em consequência da minha intervenção o paciente foi convocado para uma consulta a 28/Out./2009 que depois se revelou, a nível interno, numa revalidação da prioridade normal antes estabelecida, facto este que também foi omitido ao paciente, que não soube a razão da convocação mesmo depois de efectuada a referida consulta.

Parece intencional o facto de, na correspondência com o ministério da Saúde e com as entidades, estas instituições terem sempre ignorado o pedido de esclarecimento relativo à mora (Novembro 2008- Março 2009) e nunca terem apresentado a lista de critérios objectivos nos quais se deverão basear as decisões médicas.

Em base ao até agora argumentado, nas diferentes tomadas de posição por parte das partes implicadas, só poderei concluir pela falta de objectividade na resposta e no tratamento do caso, o que leva a concluir haver carências institucionais e comportamentos médicos graves que testemunham a falta duma base ética contrária à dignidade humana (direitos e discriminação) e de carências institucionais que permitem um status quo grave senão arbitrário

Seria também de esclarecer, se de facto corresponde à verdade que pacientes a partir dos 80 anos são discriminados em relação a mais novos. Neste caso seria assunto da competência de instituições europeias.

Só uma lista ordenada de critérios objectivos poderá constituir uma base firme contra a arbitrariedade nas deliberações por parte de funcionários ou mesmo institucional.

Facto é que desde Outubro de 2008 o paciente se encontra à espera da operação que então solicitou.

No caso de não serem esclarecidos os tempos de espera a partir de Outubro 2008 nem postos, na mesa, os critérios em que o médico se baseou para colocar o paciente em prioridade normal ver-me-ei obrigado a solicitar uma investigação através do Provedor da Justiça.

Atenciosamente

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

54 comentários em “Reclamação ao Ministério da Saúde”

  1. Queria fazer uma reclamaçao sobre dois funcionarios do centro de saude de silves uma da funcionaria que apoia o dr ronaldo e um segurita que estava de serviço no dia “24-1-2011″na consulta aberta deste serviço,pelo motivo de ter sido tratada abaixo de cao,pois dirigi-me a este centro muito aflita porque tenho uma mae com varios problemas no qual a nivel psicologico e anivel de locomoçao e fui perguntar a respetiva senhora do modulo se dr estava para falar com o sr sobre a minha mae que se encontrava muito mal e a resposta em tom de como eu estive-se a cometer um crime o dr nao esta e eu disse nao esta o que eu faço agora tenho a minha mae male queria falar com o dr a srªresponde-me entao em tom de arrogancia entao va a consulta aberta que ele esta la´entao fui a consulta aberta e abordei o segurita e estava sentado ao lado da empergada do respectivo serviço se o drº rolando se encontrava ali em serviço visto ter essa indicaçao o segurita responde-me em tom bastante desagradavel quem era eu para lhe fazer tal pergunta nao tinha ordens para responder se era o drº que estva la eu respondi olhe eu so queria saber porque tenho a minha mae muito mal fui ao modulo do drº e a sua colega disse-me que drº se encontrava aqui e o srº responde-me desenrasque-sem tom de agressividade e eu fui para casa chorando porque isto sao os funçionarios que arruinam a saude que temos em portugal ,tratam as pessoas abaixo de cao por que ja tambem tenho apreçiado outras situaçoes igualmente desagradaveis com os mesmos empregados.resolvi parte da situaçao chamei uma ambulançia e fui com minha para ohospital de portimao no qual foi muito bem atentida,mas estou apresentado esta reclamaçao com muita revolta e gostaria que a srª ministra a le-se obrigado pelo meu desabafo……estou muito revoltada as pessoas nao querem trabalhar estam nos sitios errados.

  2. Minha senhora!
    Parabéns pelo seu espírito de cidadania!
    De facto, se as pessoas não reclamarem, as entidades competentes não podem intervir!
    Ao mandar-se a reclamação para o Ministério, este responde e envia a reclamação também para os metidos na questão. É importante que se solicite sempre intervenção no caso.
    Nese caso deveria enviar queixa também à ordem dos advogados.
    O comportamento do pessoal agregado aos médicos em muitos centros de saúde e hospitais revela cumplicidade e falta de idoneidade profissional e complexos de inferioridade em relaç1bo ao chefe que se compensa no desprezo dos utentes!
    Minha senhora, não engula a chatice. Esta só lhe cria problemas de saúde. Vingue-se fazendoo justiça através de queixa. Queixando-se perante as diversas autoridades está a ajudar a maioria dos portugueses sem voz e sem coragem para protestar!
    Faça a sua queixa em poucas palavras referindo sempre lugar e horas onde4 se deu o caso!
    A sua revolta é a voz da sua dignidade que foi ofendida!

  3. Bom dia,

    Solicito ajuda no sentido de levar ao conhecimento de instâncias superiores o meu caso e o de muitos outros na mesma situação.

    Fui tratada no Hospital de Gaia de septicémia provocada por sépsis urinária, cuja taxa de mortalidade é das mais elevadas. Recebi alta desta unidade com relatório médico e pedido de acompanhamento para o Hostital de São Segastião em Santa Maria da Feira.
    Em Maio ainda não tinha consulta marcada, telefonei expus o meu caso e marcaram consulta para a semana seguinte, (O relatório entregue neste hospital em 14 de Março tinha-se perdido). Fui consultada e pedido um TAC com caráter de urgência e marcação de nova consulta também urgente. O TAC foi efectuado a 15 de Maio mas a consulta nada. Volto a ligar em Junho não havia médicos na urologia. Vou ao gabinete do utente para fazer uma reclamação onde sou informada de que havia já consulta marcada para 8 de Junho. Pedida cirurgia classificada como prioritária em 18 de Junho, que nesta data ainda não está agendada nem sabem quando estará.

    O que faço.

    Muito obrigado e bem haja

    Isabel Correia

  4. em campos gerais mg assim como em muito lugares foi proibido a venda do leite artesanal e isso está gerando muitos transtornos como por exemplo;
    -ele está fazendo mal para todas as crianças inclusive fez muito mal para minha filha de 8 anos,tendo ela;febre,vomito,e muita dor de cabeça então venho em nome de toda sociedade pedir que tomem uma solução para esse problema…obrigado.

  5. Sou diabetica,tomo 3 x ao dia insulina 20 dose da humana e 20 dose da rapida !faz 2 meses ke não tem insulina como vou fazer minha diabétis ta alta ja não me sinto bem eu kero ah insulina pro meu uso urgentte urgentisimo ..Como ke o secretário da saúde pode dxar chagar ah esse nivel,eu garanto ke pra ele e familia não falta mais pra nôs ke precisamos da saúde no Brasil batemos com varios incomodos por favor me mande as insolina por favor .Outra cousa os postinho daki de São Paulo os atendentes são muito mau educada kem tem mto tmpo de casa faz do serviço uma cabine de emprego parecem donas mandam não levanta da cadeira por nada o posto da Paulo de Faria no mil 100 jdm tremenbé e o posto da av Tucuruvi é uma flta de educação a tda prova tem ke rever ou colocar pessoas com gabarito bgdo ..

  6. Venho por este meio pedir que o ministério da saúde verifique os centros opticenter porque eles não tem capacidade para estarem a trabalhar como especialistas estão só a enganarem as pessoas porque eu foi lá e não fiquei vem fiz queixa não fizeram nada para resolver o problema tive que ir para outro especialista dos olhos e ele confirmou-me que eu tenho que ter outros ócolos deferentes

  7. tenho 64anos, fui ao posto de saude porque estou com dor no pé, a atendente quis marcar a minha consulta pra daqui 3 meses, o pior e que não temos ninguem para reclamar, eu acredito que tem gente levando muita grana nesta istoria pois assim temos que pagar um plano de saude, e assim segue este pais conforme a vontade dos politicos, os direitos humanos deveria olhar o povo ao inves de ficar olhando os direitos dos manos.

  8. Boa noite sou uma mãe dezes perada pois levei minha filha de 1 aninho e 2 meses para o hospial de porto aleger pro que tava com muita sonolencia ela baixou numa quinta feira dia 18/04/2013 pela manhã como ela tinha hidrocefalia ela tomava tres tipos de remedio comtrolado anti comvucivo,fizeran varios exames e ñ achavan nada achão que era desidratação dai ñ acharão veinha nela dai pegaram a procima do coração ta ate ai tudo bem sabado de tardezinha um neuro da equipe veio ate o quarto que minha filha estava me mandou sai qui ele ia fazer um procedimento ta dai eu sai simples mente o neuro empurou a valvola que minha filha usava pra dentro depois dai ela só piorou o liquido por dentro da cabecinha escorreu por tudo dentro da cabeça da minha filinha no domingo ela não com seguia respira a noite ela tava espirando com muita di ficuldade dai na segunda feira dia 22/04/2013 minha fililha qui eu levei nos braços dormindo a quele neuro acabou com minha vida minhas esperenças por que eu amava dimais minha filha e no dia que minha filha morreu a medica chegou e disse Eu Não Sei Acausa Da Morte Da Sua Filha eu odeio a quele os hospital muita falta de informação hospital santo antonio em porto alegre minha filha a Brenda giovanna se eu soubece que eu ia ver minha fililha da quele geito toda sanguentada ñ tinha levado ela se aquele nedico ñ tivesse empurado a valvola pradento talvez hoje minha filha taria viva por que dez qui ela nasceu sempre a valvola ficou pra fora munca deu nada dodos meses ela ia no neuro ele munca disse qui tinha qui empurar pra dentro agora minha filha ta morta e se alguem ñ der um jeito isso vai serepitir mais veses a minha filha ja foi ai este é o tratamento do sus clisene mãe da Brenda

  9. Os artigos que escrevi aqui, sobre reclamações a fazer ao Ministério da Saúde, dizem respeito a Portugal. Fi-lo no sentido de, pessoas com problemas, se encorajarem a reclamar directamente e não usar apenas os livros de reclamaões existentes em todas as repartições estatais.
    Quanto ao Brasil, creio que haverá meios semelhantes de alertar as autoridades.
    Eu pessoalmente não posso intervir. Fi-lo apenas num caso já aqui descrito e devo dizer que as autoridades do Estado intervieram e o problema, depois de admoestadas as instituições hospitalares, foi logo resolvido.
    Importante é, em cada caso enformarem-se a quem se devem dirigir para fazer a reclamação. Em Portugal há também o Provedor da Justiça a que se pode dirigir todo o cidadão que verifique irregularidades ou mau atendimento nas instituições do Estado (pode fazê-lo directamente através do Site do Provedor da Justiça.
    Devo dizer que este funciona muito bem; pode-se apresentar queixa e não implica custos.
    Estes são momentos brilhantes que nos levam a confiar na democracia.
    O melhor para todos vós!

  10. venho me manifestar atraves dessa por descaso no hospital publico santa marcelina da cidade tradentes em são paulo,meu pai se encontra internado para fazer um cateterismo mas o hospital não se manifesta para nada, um absurdo um idoso de 70 anos nessa situação,por favor venho pedir que tomem providencia.

  11. fui ao hospital da unimede recifé com dor na cabeça vontade de vomitar e muita dor na perna esquerda ,passei pela triagem e falei sobre minhas dores la o medico aferiu minha preçaõ falou q deu 12 ,por 8 medio minha temperatua falou que estava em 36 colocou uma brasadeira verde ,e eu continuava tendo muitas dores tanto na cabeça como na perna esquerda ,falava pra resepção que prescisava de ter um atendimento pois ja estava a mas de 2horas no hospital esperando ser atendido ,quando deu masomenos quase tres horas de espera fui atendido .falei pra o medico sobre o q estava sentindo ele perguntou se tinha injerido bebida alcolica ,eu falei que não bebo bebida alcolica ,então ele passou os medicamentos que deveria tomar ,fui a emferamria do hospital e la fui medicado ,fis tambem uma utrason na perna esqda ,o medico veio a mim e falou que eu tinha q tomar dez bezetacil uma por semana mas o que mim ddeichou triste foi quando ele mandou eu comprar a bezetacil pra ele mandar a plicar em mim ,por quer ele no dia q eu estava la ele não mim deu a primeira dose da bezetacil ?fiquei andando com a perna doendo a traz deuma farmacia pois todas que eu chegava la não tinha a bezetacil ,voutei a ele e diselhe dotor não encontrei a bezetacil,! ele mim falou vc só foi em uma não foi ?
    eu falei fui em varias 1 ele falou pra mim na farmacia bigue bem tem ! eu falei onde fica ele min deu o endereço e eu fui a traz com a perna donhendo muito andei uma boa distancia encontrei a bezetacil voltei ao hospital e le mandou a emfermeira a plicar (eu pergunto por que o hospital da unimede 3 não tinha a bezetacil?era só uma dose fiqueitriste com isso)

  12. O Artigo que escrevi só tinha a intenção de alertar as pessoas e especialmente os portugueses para se empenharem na defesa da própria causa. Eu, na qualidade de jornalista não tenho disponibilidade para ajudar directamente quem escreve aqui na minha página.

  13. boa tarde..quero fazer uma denuncia do hospital montreal de osasco..que agora ta mudando de nome sem pagar funcionarios..eu trabalho la to sem meu pagamento a mais de 2 meses com ferias vencidas decimo terceiro atrasado..do ano retrasado e nao de pagar e quando vem pagar e uma micharia e divide 3 vezes eu nao aguento mas..naoquero me indentificar pois la os funcionarios ta sem pagamento..eles promete uma coisa e nao e..desde dia 5 de agosto que vou ao banco pra receber e nada,to pagando pra trabalhar..eles dao 20 reias pra ir trabalha hj e amanha a gente tem que se virar..por favor eu nao aguento mas cade nossos direitos ond estao..eles nao tao pagando meu inss a 9 meses,nao sei mas o que faço..me ajude por favor..e ruim vc trabalhar as contas tudo pra pagar cartao..eu nao tenho mas nem luz e agua na minha casa..eu sou obrigada a trabalhar…me ajude por favor

  14. Olá em Ibitinga-SP ta precisando de uma fiscalização. Mandaram embora o melhor psiquiatra. É uma reclamação!
    Por favor retornem!

  15. Eu gostaria de fazer uma denúncia sobre a Prefeitura de Vera Cruz na ilha de Itaparica. Existe um programa chamado Pmaq que quer dizer programa de melhoria acesso e qualidade aos pacientes, todo mês o governo envia uma verba para todos os municípios que aderiram ao programa e essa verba tem que ser repassada da devida forma: 50% para a melhoria das unidades e os outros 50% para os fucionários de 6 em 6 meses e a prefeitura só repassou o dinheiro para os agentes comunitários de saúde por que eles são estatutários, ou seja, concursados. Eles ameaçaram boicotar a visita do Pmaq, por isso eles resouveram pagar somente aos acs a quantia de $$1970.00 a cada um deles, desde quando era pra ser pago a todos os funcionários lotados nas unidades de saúde da família. Eu gostaria que alguém investigase a Prefeitura de Vera Cruz. Aguardo resposta, obrigado!

  16. SR. MINISTRO DA SAÚDE.
    GOSTARIA DE MANIFESTAR A MINHA REVOLTA COM OS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS, UMA VEZ QUE OS MESMOS TEM ALTO TEOR DE SAL, AÇÚCAR, GORDURAS TRANS E CORANTES ENTRE OUTROS. E ESSES PRODUTOS
    ESTÃO SENDO CONSUMIDOS POR CRIANÇAS TAMBÉM, QUE CADA VEZ MAIS ADOECEM COM DIABETES, PRESSÃO ALTA ENTRE OUTROS.
    GOSTARIA QUE SR TOMASSE UMA PROVIDÊNCIA PARA QUE ESSES PRODUTOS FOSSE USADOS EM QUANTIDADES BEM MENORES.

    SALVADOR/BA
    ATT. EDUARDO DE JESUS

  17. Eu preciso fazer uma cirurgia postectomia e tive que fazer os exames todo remoto quase 100 km e a moça que marca exames aqui em Tunas do paraná ela não esta marcando o exame sempre fica adiando sendo que se eu tardar precisarei fazer todos os exames novamente antes da cirurgia o posto da saúde da Saúde e da mulher aqui de Tunas do Paraná ha tempos que esta com negligencia gostaria que alguem tomasse alguma atitude e mudar isso porque quando eu fui marca o retorno pra consulta ” Aline do posto de saúde da mulher e da criança de Tunas me disse que só agendava consulta no dia 10 em geral passado um mes eu fui la ela me disse que só a partir do dia 10 que marcava e mandou eu voltar outra hora ja fui la 2 vezes ja e ela sempre enrolando

  18. vou fazer uma reclamaçao. sou operada de bariatrica ha mais de 4 anos pelo sus so que eu eu estou presizando de dentista e nao consigo pelo o sus no hub em brasilia tem ja coloquei meu nome desde o ano passado e nunca me chamou meu dentes estao quebrando nao sei o que fasso pois nao tenho condiçoes de arumaloos e cade ministra os remedios dos pacientes da cirugia bariatrica que esta faltando na farmacia do hub.eu ja estou co poplemas de saude por falta desse remedios.

  19. Bom dia nos a populacao do jardim vista alegre ja esta cansada de tanto descaso para com nos ja tem 12 anos que eu moro neste bairro e so consegui passar no posto de saude 2 vezes e ontem estive indo pra fazer exame de papanicolau e nao tinha enfermeira pra colher e hoje aconteceu a mesma coisa gostaria que tomasse uma providencia quanto a isso por e um desrrespeito para com nosco eu peco uma atencao especial quanto a esse descaso .
    Desde ja obrigado

  20. bem minha mãe fez um endoscopia já faz 6 meses que ninguem a chama para mostrar seu enzame então ei quiria pedir uma ajuda de vcs para ela mostrar esse enzame .

  21. ATENÇÃO BRASIL
    Terá de se dirigir às instituições de reclamação sobre assuntos de saúde no Brasil.
    Alguns contactos:
    Há sites brasileiros onde se podem fazer reclamações. P.ex: http://www.reclameaqui.com.br/indices/13700/brasil-consultas/ http://www.vitoria.es.gov.br/procon.php?pagina=cadastrodereclamacoes Tudo de bom!
    http://www.previdencia.gov.br/ouvidoria-geral-da-previdencia-social/
    http://dados.gov.br/dataset/cadastro-nacional-de-reclamacoes-fundamentadas-procons-sindec

  22. Quero faser uma denúncia. Moro rm São Luís no maranhao e fasso tratamento no Caps2. Só que no caps só tem um médico psiquatico que não vai todo dia e e só ele pra atender todos os pacientes. Também não tem enfermeira de manhã só de tarde. Não tem cadeira suficiente pra nois sentar. De tarde são tão poucos profissionais que agente até conta nos dedo. Peor favor dê um jeito nisso. A e também vive faltando mossos remedio como agora mesmo. Nos ajude

  23. BOA TARDE!VENHO POR MEIO DESTA, RELATAR UM FATO VERGONHOSO, QUE OCORREU COM MINHA MAE NO HOSPITAL; ALBERTO BORGETH EM MADUREIRA – CAMPINHO RJ. POIS ESTAO PERDENDO EXAMES DOS PACIENTES, MARACAM A CONSULTA AS 12 HORAS E O MEDICO SO CHEGA AS 15 HORAS, FAÇO ESSE DESABAFO, POIS MINHA MAE, PASSOU POR ISSO, INCLUSIVE SUMIRAM COM OS EXAMES QUE ELA HAVIA REALIZADO. HA O NOME DO MEDICO; DOUTOR CARLOS, QUE ATENDE EM MADUREIRA- CAMPINHO, NA PRAÇA DOS PATRIARCAS RJ. GRATO PELA ATENÇAO, MAS O POVO BRASILEIRO NAO AGUENTA MAIS , TANTO SOFRIMENTO NA SAUDE, QUE POR SUA VEZ AGONIZA.

  24. Queria fazer uma reclamação no posto próximo ao santa marcelina de Itaquera,faz dois meses que cheguei aqui no bairro e estou tentando que um agente de saúde venha ate a minha residencia pois preciso passar minha filha de 1 ano e 5 meses no pediatra porém eu já tentei fazer meu cadastro no posto, a história é sempre a mesma só na própria residencia mas quase todo dia vou ate o posto para que alguém vá ate a minha casa e ninguém aparece tenho urgência eles marcam o dia ate o horário mas ninguém vem, a minha mãe teve um derrame e ficou cega de um olho, que também precisa de atendimento agora eu pergunto como se nem o cadastro eu posso fazer? já falei ate com o responsável e nada só marcam o dia mas ninguém aparece e quando vou reclamar ficam dando desculpas que umas das agentes está de licença maternidade.agora uma pergunta com quem e onde reclamo? pois se vou em outro posto dizem que não é minha aria….

  25. Boa tarde,shr ANTONIO JUSTO.eu tenho 42 anos venho a 3 anos lutando contra o cancer de mama maligno.a 3 meses atras eu estava trabalhando,fiz duas cirugia.uma foi a retirada do tumor e depois de um ano eu fiz a retirada do ultero.ate ai eu tinha o convenio da empreza,mas fui despedida.foi como se me tiracem o chao.preciso muito de ajuda ,estou tomando o remedio anastrozol,para amenisar a volta do tumor,oremdio pro coraçao que a quimio afetou faço uso continuo de todos eles sem contar que tomo tambem.pra varizes com um serio risco de ter trombose e para ormonio.todos esses medicamentos eu tenho que comprar.exeto o de coraçao que eu pegava na rede publica.mas ifelizmente nao consigo marcar consulta,estou desesperada eu preciso de consulta de a.lgum especialista.mas nao consigo marcar cosulta eles alegam que nao tem vagas e nao tem previsao de quando vai abrir a agenda.nimguem entende que eu tenho que fazer um tratamento de um cancer nao de uma simples gripe. pelo amor de deus e misericordia te pesso ajuda por favor me de uma resposta.eu tenho tres filhos que dependi de mim,estou desmpregada e preciso muito de ajuda me ajude a ficar viva.muito obrigada pela atençao.eu moro na regiao de sao jose.no bairro do jardim repreza

  26. ATENÇÃO BRASIL
    Dona Elaine Aparecida
    Os artigos que escrevi aqui, sobre reclamações a fazer ao Ministério da Saúde, dizem respeito a Portugal.
    Não tenho a mínima ideia sobre as instituiões brasileiras.
    Nos comentários anteriores apresentei algumas direcções onde poderá apresentar o seu caso:
    Terá de se dirigir às instituições de reclamação sobre assuntos de saúde no Brasil.
    Alguns contactos:
    Há sites brasileiros onde se podem fazer reclamações. P.ex: http://www.reclameaqui.com.br/indices/13700/brasil-consultas/ http://www.vitoria.es.gov.br/procon.php?pagina=cadastrodereclamacoes Tudo de bom!
    http://www.previdencia.gov.br/ouvidoria-geral-da-previdencia-social/
    http://dados.gov.br/dataset/cadastro-nacional-de-reclamacoes-fundamentadas-procons-sindec
    Desejo-lhe o melhor para a sua vida

  27. Boa tarde,

    Meus senhores, Minhas senhoras,

    Venho por este meio apresentar a seguinte situação:
    Tenho a minha esposa que tem 37 Anos e sofre de FIBROMIALGIA, pois esta a 3 Anos de Baixa sem ganhar um Único Euro pela Baixa, a todos que leiam este artigo que ponham a mão na cosciencia e me digam se isto é justo? Pois tenho um filho de 14 Anos aestudar e é a altura que mais precisam dos Pais, pois como só só eu a trabalhar e a ser renumerado digam-me se acham justo, pois não sei quem é que tem de rever esta situação, pois as pessoas que estão a frente do governo ou ordens dos Médicos que não aprovam que esta é uma doença que não esta sientificamente comprovada pela ordens dos Médicos. Pois meus senhores não sabém o que a minha esposa sofre de Noite e dia pela esta doença, pois Deus é grande e um dia estas pessosa adem pagar pelos actos que estão a cometer. Pois digam-me se a minha esposa que já trabalha neste seu emprego há mais de 20 Anos, não tem direito a ser renumerada com algo, pois lhe digo, não sou racista nem ipócrita, mas até aos ciganos dão rendimento Minimo e uma pessoa que trabalhou mais de 20 Anos Não tem direito a recener Nada, Pois tenho Vergonha do Pais que somos, Um dia irão todos Pagar por isso, tenho a consciencia tranquila, todos nós iremos Morrer um dia, não se esquesssam disso e na Hora de irmos para outro lado as contas serão apresentadas, deixo o meu Numero para quer qum seja se o quizer falar comigo pois façam o favor, mais uma vez torno adizer tenho vergonha das pesssoas que governam o nossso País . Americo 916896720

  28. tenho uma reclamação,tem um encarregado Geraldo,do ministério da saúde só porque a gente e da limpeza quer pintar e bordar com a gente.cada funcionário tem seu horário de cumprir. um certo intermediário vai resolver as coisas dele e ele bota toda vez eu na escala isso e errado se eu pego de 7 ate 4:40 na lei trabalhista temos o nosso direito so porque quer pintar e bordar com a gente.a gente e escravo e fica ate 8 da noite.e outra coisa a gente não e obrigado a pagar serviço não vou pro medico o funcionário tem direito a companhamento medico e ainda por cima de levar o atestado tem que pagar serviço ficar como intermediário .meu erviço e limpeza e não intermediário. Geraldo esta erradíssimo,quero colocar na justiça tenho direito!!resolvam!!

  29. BOA NOITE!

    PRESADO SENHORES, GOSTARIA DE INFORMAR QUE NA UNIDADE DE SAÚDE GERALDO CERQUEIRA, NO MUNICÍPIO DE ITIRUÇU, BA CNES 2423898 CONSTA COMO MÉDICO DA SAÚDE DA FAMÍLIA O DR.OSVEL GONZALEZ DOMINGUEZ. QUE POR SINAL É UM EXCELENTE MÉDICO, NO PORTAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE COSTA COMO ATIVO, MAS DESDE O DIA 13/01/2015 ESTA UNIDADE DE SAÚDE ENCONTRA- SE SEM MÉDICO POIS O MESMO FOI TRANSFERIDO PARA OUTRA UNIDADE. O QUE GOSTARIA DE SABER É SE ESSA UNIDADE DE SAÚDE VAI FICAR SEM MÉDICO OU ESTA ACONTECENDO ALGUMA FRAUDE POR PARTE DO MUNICÍPIO?

  30. Boa tarde hoje fui ao posto de saúde do meu bairro pois estava com conjuntivite, depois de 2 hrs de espera me mandaram para outro hospital pois lá tinha oftalmo quando cheguei lá fui com uma declaração do medico do posto falando q meu caso era urgente,pois bem na hora de ser atendido o rapaz disse para pegar o cartão do SUS e o documento falei pra ele que não tinha o cartão do SUS ele disse q não poderia me atender, calamidade quer dizer se uma pessoa for atropelada e não estiver com cartão do SUS ele não poderá ser atendido? (Hospital Padre Bento guarulhos) ( UBS vila Rosália guarulhos)

  31. Presado.senho,gostaria de enforma de saber porque, Eu,estou esperando,uma cirurgia.desde.06/07/2014. ate agora naõ foi liberando ,dei todos os deucumentos, no.hospital.santa isabel ,secretario ,Eu pargo,todos.meus,imposto ,entaõ quero, fazer.aminha,cirurgia..de um cisto no pescoço.obrigado..tel.86316668

  32. MEU PAI FAS MODIALIS E PRESISA DE ABULANCIA E NAO TEM COMO ELE IR PRA CLINICA NA CLINICA NAO TEM ABULANCIA PRA BUSCAR OS PACIENTE A ASSISTENTE SOCIAL JA PEDIL AJUDA MAS NAO TEVE RESPOSTA MUITOS PACIENTES JA DESISTERAM DE FAZER MODIALIZ MORO EM UBERLANDIA MG PESO AJUDA NAO SO PRA MIM MAS PRA TODOS QUE PRESISAO E NANELFLO CRINICA AQUI EM UBERLANDIA ME AJUDA

  33. quero uma ajuda de uma abulancia pra nelflo crinica em uberlandia muitos nao fas modialis por que nao tem abulancia pra buscar os paciente meu pai presisa tanbem ugente me ajuda

  34. Eu preciso tomar um medicamento que eu faço tratamento no Hospital do servidor publico do Estado de São Paulo e não estou conseguindo nas farmácias de São Paulo,quando eles tem depois diz que não tem por que esta em falta o medicamento o medicamento chama-se Deposteron de 200mg porque eu não tenho hormônio suficiente para uma pessoa nornal sempre o resultado sai variado 187,0 ou 2600 não chega nem na mínima do menor ve se me ajuda tenho diabetes,e síndrome de kle me esqueci o nome muitas dores de cabeça,fas tratamento psquiatrico,,Endocrologia,Nefrologia,dermatologia clinica medica ortopedia dos pe cardíaco agora toda vez que vou em uma farmácia tenho que levar o relatório medico para os funcionários para comprovar o tipo da doença,se vocês não encontrar pelo imal me encontram na rua sapupira numero 357 bloco B4 Apartamento 12 cep 08061-440 SaoMiguel Paulista SP.

  35. Retificando e de 187,0 ou 260,0nao chega a mínima da mínima e quando algunas pessoas olham a receitas me tiram barato ou me ficam dando risadas da minha situação aconteceu na ultrafarma drogaria são Paulo,drogaria araia e outras drogarias vocês podem me ajudar

  36. Gostaria de saber se houve gratificação aos agentes de saúde por trabalharem na dengue. Pois em Coronel Fabriciano não receberam nem um centavo sem contar que não tem salubridade o que se torna um absurdo. Gostaríamos que alguém pudesse avaliar essa situação.

  37. Bom Dia! meu nome e Paulo sou Formado na área de Medicina, fico olhando e analisando a área da da Saúde no Brasil , O Governo que fala sempre em crise , fica contratando , AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS E AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, que portando já vejo que eles na fazem suas visitas ou sejam não cumprem direito sua tarefa isso não estou falando da classe inteira mais sim de uns 80% , porque falo isso pois a fiscalização e falia , sei como funciona agora inventaram de fazer uma tal de produção , mais isso não resolve muito não pois eles vão numa casa quando ão tem niguem eles colocam que visitaram , claro volto a ressaltar não e todos e sim uma grande porcentagem , sei que estou falando vivi muitos anos com uma pessoas dessas , que as muitas vezes são sarcásticas que falam assim vou visitar umas três casa hoje>>> tipo assim trabalho não e brincadeira. mais Governo continua contratando . dai falam em crise nosso dinheiro dos impostos estão mal colocados. Deveriam preocupar com formar mais médico , e com os Hospitais.
    ATT: MUITO OBRIGADO
    SE FOR PRA ALGUÉM COMENTAR QUE SEJA CONSTRUTIVO IGUAL EU NÃO IDEIA S ERRADAS!!!

  38. Recebi a resposta a reclamação que fiz no centro de saúde de Mogadouro, mas não me satisfez de todo, concluiu, que não vale apenas reclamar.! Os organismos que estão direcionados para defender um bom funcionalismo das instituições pedindo aos utentes sugestões, e nomeadamente denunciar situações anómalas, viciadas,e que perturbem um funcionamento normal das instituições…! Não passa de conversa fiada.
    Pedi o livro de reclamações no dia 25/10/216, no “centro saúde de Mogadouro”, para manifestar o meu desagrado com atitude da médica ” Maria José Afonso Cordeiro” .
    Foi um silêncio geral durante alguns minutos! Insisti de novo, atitude de parte das funcionárias foi ; persuadir-me a não o fazer…! Não me surpreendi absolutamente nada com atitude das funcionária o medo que têm da Dra.é notório.

    Gerou-se uma confusão para evitar a minha intenção! Fiquei nervosa, e acabei por não escrever o que tinha em mente!

    A Dra. da direção Regional de saúde de Bragança,telefonou-me dizendo-me que a minha reclamação não estava explícita, e gostava de saber o que se tinha passado; voltei-lhe a explicar toda a situação em que estava envolvida.Perdi o meu precioso tempo, sem resultado algum, e achei que era um gozo …..! ( junto carta da resposta ).

    Vou tentar explicar, e denunciar toda esta situação que envolve toda a população de Mogadouro/ concelho, em episódios diários neste centro, e que provocam muito incomodo, e tornam o ambiente degrado, e nomeadamente a saúde dos utentes fica em causa, foi o caso do meu marido.

    A Dra.Maria José Afonso Cordeiro, minha médica de família.

    Falei com ela várias vezes, expliquei- lhe a situação, comentei os sintomas que sentia o meu marido. Resposta da Dra.,; não marque nada, não o à tendo, não estou disponível para vós.!
    Perante esta situação que se arrastou durante o mês de Agosto. resolvi dirigir-me ao balcão administrativo para resolver a situação do meu marido ” António Manuel Fresco Ferreira”, retirei senha, nr.20.
    A senhora,administrativa; recomenda pela Dra. Maria José Cordeiro, passou a a senha à frente a 21…..etc!
    Eu, Continuava à espera…! Fiquei perturbada,e muito nervosa, com a sensação de impotência sem poder dar uma resolução a esta situação, na qual fui envolvida, perante este cenário dirigi-me à Directora do Centro, a” Dra.maria da Luz”, que me resolveu a situação de momento, e lamentado atitude da minha médica.

    Esta sra. Dra., consultou o meu marido, e passou-lhe os exames, nos quais detectaram um cancro no intestino, está a ser seguido no IPO/Porto.

    Vou tentar explicar como a Dra. José Cordeiro procede no seu dia-dia;

    Serve-se dos utentes para efetuar trabalhos rurais sem remuneração, funciona como permuta em função de baixas, atestados médicos. Nesta época procedesse a apanha de azeitona, os trabalhadores estão de baixa, ou pré reforma…! Na função pública controla a situação prejudica terceiros com às suas jogadas.

    Estamos numa Vila pequeníssima, todos se inibem de falar quando é necessário.! Os comentários são feitos em cafés, restaurantes..etc.
    Aos idosos pede-lhes; linhos, e objectos antigos, para decoração.!

    O escândalo mais ruidoso foi a GNR, ir a casa pedir-lhe o aspirador de uma utente ( com cancro da mama), utilizou-o durante cinco anos, entregou-o avariado.

    Na freguesia de Meirinhos, no centro da aldeia, junto às casas têm porcos, os quais libertam um cheiro nauseabundo, que prejudica, e revolta os moradores, ninguém tem a coragem de denunciar a Dra, com o medo de a encontrarem na urgência.

    Os cuidados de saúde que uma médica deve ter, não são os que esta Sra, pratica diariamente no seu dia-a-dia, dentro do Centro de Saúde…. faz armazenamento de sapatos dentro do seu armário com cheirinho a excrementos de vaca.!

    Sem outro assunto, subscrevo-me ;
    M. Regina Ferreira.

  39. Venho por este meio fazer com que as pessoas responsáveis, tomem conhecimento sobre o que passa no centro de saúde Foz de Sousa. Os utentes fartam-se de ligar para o centro para poderem marcar as suas consultas, chamadas estas que são feitas durante semanas e por várias vezes por dia, e, das quais não são atendidas. Obrigam os utentes a recorrer ao posto para poderem marcar as consultas, dando a “desculpa” que não atendem o telefone por falta de tempo. Uma das funcionárias deu a informação para que os utentes em vez de se deslocarem ao posto, para marcarem as consultas pela Internet. Ou seja, o utente é obrigado a ter Internet para poder marcar as consultas de que precisa, caso não seja possível esse sistema, o utente fica sem ter consulta. Em último recurso sujeitam-se a ir para vagas…. Vagas essas que supostamente começam por volta das 14 horas até às 20horas. O pior é que o utente chega para vagas às 14h15m e é informado que para aquele dia já não existe vagas. Procurou-se saber o motivo e a resposta que a funcionária da secretaria deu, foi que só havia um médico a atender. Estaria mais um médico no centro mas não estava a atender as consultas. O utente acabou por vir embora sem ser consultado. Hoje eu tentei ligar para o centro de saúde para poder marcar uma consulta para a minha médica de família. Sou uma doente que tem bronquite asmático crónico. Liguei vezes sem conta, tocava por tempos indefinidos e nada. Tornei a tentar até que numa das vezes, a chamada foi-me atendida e desligada na própria hora. Continuei a ligar e acabaram por atender. De tão farta que estou desta situação, acabei por ser um pouco desagradável e disse que iria fazer participação no livro de reclamações. A resposta que obtive da outra parte foi: “Faz a senhora muito bem”…. Recorro ao centro de saúde porque realmente necessito. Estive já por duas vezes internada, o motivo sendo provocado por doença asmática. Numa dessas vezes entrei no hospital já com inícios de uma paragem cardio-respiratória. Sendo eu uma doente com vários problemas de saúde, tenho que tomar uma medicação especializada nos meus problemas. Medicação que tem de ser tomada todos os dias sem excepção. Não posso simplesmente me dirigir a uma farmácia e pedir a medicação, não me será entregue certamante. Acho uma falta de respeito, de senso, de civismo de tudo que possa chamar, acontecer estas coisas. Peço ajuda a alguém com poder para tal, que tome medidas para que mudem o rumo deste centro de saúde. Desde já saliento que irei fazer a transferência para outro centro de saúde que me garante o atendimento.

  40. Sabias palavras…

    Perfeito !!!

    O Sr tem o dom de transformar um simples ARTIGO em pura ARTE de compreensão.

    Sem duvidas o TRECHO mais Sábio que LI em 2017.
    A incúria que se atribui às classes dirigentes tem os seus fundamentos na incúria popular, na indiferença e falta de solidariedade. Um povo adulto e exigente fomentará superiores responsáveis e adultos também. Entre uma maioria que ganha honradamente o seu pão também há aqueles que se aproveitam imoralmente da necessidade do próximo. A sabedoria popular diz que “quem se deita com crianças acorda molhado” e “a culpa morreu solteira”. Por isso, se o povo não abrir os olhos, o mundo continuará a pertencer aos “bastardos”, aos “barões”! O esforço é hercúleo: por isso todos temos de nos dar as mãos e procurar compreender para melhor agir também!

    *https://antonio-justo.eu/?p=1466

  41. Oi, meu nome é “marca”, só quero compartilhar minha experiência com o mundo sobre como recuperei meu amor e economizei meu casamento … Fui casada por 7 anos com 2kids e vivemos da casa e ainda seguimos em frente para arquivar divórcio … implorei e tentei tudo, mas ainda nada funcionou. A descoberta veio quando alguém me apresentou a este maravilhoso e grande conjurador de feitiços que eventualmente me ajudou … Nunca fui um fã de coisas assim, mas simplesmente decidi tentar com relutância porque estava desesperado e não tive escolha … Ele fez orações especiais e usou raízes e ervas … Dentro de 7 dias ela me ligou e lamentou todo o trauma emocional que ela me custou, voltou para a casa e continuamos a viver felizes, as crianças também estão felizes e nós estão esperando nosso terceiro filho. Eu o apresentei a muitos casais com problemas em todo o mundo e eles tiveram boas notícias … Só pensei em compartilhar minha experiência porque acredito firmemente em alguém que seja necessário … Você pode enviá-lo via agbansolutionhome @ gmail .com Não desista ainda, o diferente entre “Ordinário” e “Extra-Ordinário” é o “Extra”, então faça um esforço extra para salvar seu casamento / relacionamento se realmente valha a pena.

  42. Boa tarde,estou indignada e arrassada,semana passada fui ao posto de saúde de santa Maria de Jetibá ES,marcar o transporte da prefeitura que leva pacientes para vitória em vários hospitais,e o que aconteceu?a mulher falou que não tinha vaga?como assim não tinha vaga,eu preciso fazer uma cirurgia o dia 5.12.17 que é amanhã,passei por duas cirurgias de um câncer no tórax,e farei outra cirurgia amanhã,expliquei o caso e mesmo assim ela falou que não poderia fazer nada,isso é um absurdo,estou em tratamento de um câncer maligno,e ainda ouvi um não,isso não é coisa de se fazer,comigo e com ninguém,agora eu não sei o que vou fazer,a minha cirurgia é amanhã cedo na parte da manhã,e não tenho transporte para ir.

  43. Boa Tarde Gostaria de efectuar uma queixa no Hospital particular do Algarve e se possível que fosse feita uma investigação a este procedimento. Desloquei-me a esse serviço e solicitei um orçamento para uma cirurgia com comparticipação da Advancare- Seguros. A resposta que tive desse Hospital foi que a minha parte seria + 900 euros e que a seguradora comparticipava em 70% e que a minha parte seria 30%. Ora fazendo as contas a operação seria de 3000€ . Contactei a seguradora e eles reponderam que a facturação apresentada pelo hospital foi de 1000€ e que este seria comparticipada em 70% e que a minha parte seria 30%, isto é 300€. Estou chocada pois sinto-me roubada porque o hospital está a burlar o paciente em que lhe apresenta praticamente o preço do serviço sem comparticipação informando que esta é a parte do paciente já com a comparticipação de 70% e depois recebem da Seguradora a devia comparticipação, e eles fazem isto com todos os pacientes.

  44. Estou aguardando a mais de 08 messes pra fazer indoscopia não aguento mais de dor .e estou esperando a mais de 06 messes pra fazer ecocardiograma por que palhaçada não tenho dinheiro para pagar iae faz o que morre de dor é isso mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *