DECLARAÇÃO DE LISBOA SOBRE OS DIREITOS DOS IDOSOS

Realizou-se em Lisboa a 21 e 22 de Setembro a 4.ª Conferência Ministerial da UNECE sobre o Envelhecimento.

Foi um evento muito louvável atendendo às resoluções tomadas, reconhecedoras da dignidade e da importância do papel e do potencial dos idosos na sociedade.

Todas as medidas que proporcionem a fase do envelhecimento com dignidade são mais que justas para com uma parte da sociedade que contribuiu imenso para o bem-estar da sociedade e que não se encontra abrangida pelas reformas do Estado.

Há tantas potencialidades, tanto saber e tanta riqueza adquirida escondida que é preciso disponibilizar para uma sociedade activa mas absorvida pelos problemas do dia a dia.

Uma sociedade que se dá ao luxo de dosear os nascimentos não pode discriminar os mais idosos.

Junto aqui a DECLARAÇÃO MINISTERIAL DE 2017 EM LISBOA

Em Portugal grande parte dos reformados recebem reformas de miséria cujos aumentos não cobrem sequer a inflação nem acompanham os aumentos dos ordenados.

Isso deve-se também ao facto de não estarem cobertos pelos interesses dos sindicatos nem pela classe política que não tematiza, em programas de eleições a defesa eficiente dos reformados. Isto explica-se pelo facto de os próprios reformados não estarem conscientes da sua força na balança dos votantes e se deixarem distrair com aumentos ou promessas de algum prémio de “10 euros”.

 

António da Cunha Duarte Justo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *