NAS ASAS DA ECOLOGIA – PRIMEIRA VOLTA AO MUNDO COM AVIAO MOVIDO A ENERGIA SOLAR

 

COMPARAÇÃO ENTRE  “SOLAR IMPULSE II” e BOEING 747

António Justo

Como relata” theguardian” 26.07 (https://www.theguardian.com/environment/2016/jul/26/solar-impulse-plane-makes-history-completing-round-the-world-trip) o “Solar Impuse II” aterrou hoje (26.07) em Abu Dhabi donde tinha partido a 9.03.2015. Foi o primeiro avião movido apenas por energia solar que realizou a primeira volta ao mundo, fazendo um percurso de 40.000 Km! Andou mais de 23 dias no ar.

A etapa mais longa feita por “Solar Impuse II” foi de 4.000 milhas sobre o Pacífico, do Japão para o Havaí; a última etapa foi do Cairo a Abu Dhabi.

Este é um acontecimento insólito na história da energia voltaica e significa um passo gigantesco da tecnologia em direcção à ecologia e de um mundo melhor. Este avanço significa um grande desafio ao desenvolvimento da ética e da moral que mal saiu da idade da pedra!

Esta aventura solar é um grande passo para a promoção das tecnologias limpas e em defesa da terra tão ameaçada pela poluição de energias fósseis que têm contribuído para mudanças atmosféricas catastróficas.

SOLAR IMPULSE II EM COMPARAÇÃO COM UM BOEING 747

O “Solar Impuse II”

O avião “Solar Impuse II” tem um peso de 2,3 Toneladas, uma envergadura de asas de 72m, uma velocidade máxima de 140Km/h, uma duração máxima de vôo 5-6 dias e uma distância máxima de voo de 8.183 km, número de passageiros 1, e uma emissão de CO2 por pessoa 0Kg.

O Boeing 747 

O Boeing 747 tem um peso de 154 Toneladas, uma envergadura de asas de 68,5m, uma velocidade máxima de 988Km/h, uma duração máxima de vôo de 17 horas e uma distância máxima de vôo de 13.805 km, número de passageiros 524, e uma emissão de CO2 por pessoa de 101Kg.

A interacção tecnológica consegue maravilhas

 

António da Cunha Duarte Justo

 

300 MILHÕES DE ARMAS DE FOGO NOS EUA

Os cidadãos americanos (319 milhões) possuem 300 milhões de armas de fogo.

Por dia morrem 19 pessoas eem consequência do emprego de armas (São cerca de 30.000 mortos por ano).

OS EUA são um país onde o povo e a polícia cada vez têm mais medo!

António da Cunha Duarte Justo

Social:

Sobre António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa
Esta entrada foi publicada em Economia, Política. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *