FESTA DE MARIA MADALENA A „APÓSTOLA DOS APÓSTOLOS”

Hoje dia 22 de Julho, a Liturgia católica celebra a festa de Santa Maria Madalena, a “apóstola dos apóstolos”.

Maria Madalena, discípula de Jesus, como testemunham os evangelhos (Lc 8,2-3; Jo 19,25; Mt 27,61;  Mc 15,40-41), foi ela a primeira a anunciar o facto pascal aos apóstolos (Mt 28, 9-10); Jo 20, 11-18) depois  de Jesus lhe ter aparecido e às mulheres.

Por isso S. Tomás de Aquino a denominou “Apóstola dos Apóstolos”. Madalena foi privilegiada com uma revelação especial, o que coloca a feminilidade como vertente espiritual privilegiada por ser a primeira testemunha da ressurreição. Na Bíblia não há provas a favor nem contra de que Madalena tivesse sido prostituta. Só pode ajudar a essa conclusão o facto de ela ser oriunda de Magdala, uma região de má fama e pelo facto de Jesus lhe ter expulsado sete demónios (o que simboliza o resumo de todos os pecados).

O filme Da Vinci conferiu a Madalena atributos que historicamente não têm consistência. Os gnósticos dão-lhe uma menção especial no evangelho apócrifo de Filipe, feito depois dos evangelhos canónicos. O evangelho de Filipe foi escrito em copta e não em aramaico.

António da Cunha Duarte Justo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Um comentário em “FESTA DE MARIA MADALENA A „APÓSTOLA DOS APÓSTOLOS””

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *