FALTOU UM RONALDO À ALEMANHA PARA A TORNAR VENCEDORA : FRANÇA 2 – ALEMANHA 0

 

França liberta-se gloriosamente do malfadado Desaire depois de 62 anos

António Justo

Os franceses encontram-se em festa; a alegria é tanta como se tivessem ganhado o campeonato. Com esta vitória contra a Alemanha conseguiram o fim da praga de 1958. Desde há 62 anos a França tinha perdido sempre com a Alemanha em jogos a valer.

A equipa francesa iniciou o jogo com tanta velocidade e destreza que nem parecia a simples força dela; por trás dela estava a força de um povo, a força que vem dos nervos.

Parabéns à França, pelo jogo e pelo estilo de jogo da equipa e pela capacidade de ataque! Respeito à equipa alemã pelo espectáculo que deram de bom jogo com actores, todos eles de alta qualidade e conseguindo estar 69% do tempo em posse da bola. Algumas questões pequenas e os fantásticos contra-ataques franceses deram grande suspense ao jogo e determinaram o seu resultado.

 

Pelo que me é possível avaliar do jogo, a equipa alemã era tecnicamente a melhor; tinha o problema de não possuir nenhum Ronaldo a combinar com um Quaresma que premiassem o trabalho da equipa. A tarefa, que terão levado como trabalho de casa, será treinar melhor avançados que materializem o trabalho em golos.

Muitíssimos dos 80 milhões de alemães, estiveram também presentes no relvado, muitos deles a ajudar a sua equipa com mais um copo de cerveja na mesa e mais uma salsicha demasiado torrada. Depois da derrota foram desconsolados para a cama mas também conformados porque conscientes de que quem perde, perde também a razão.

Típico alemão!… Na derrota, equipa e os comentadores não se ficaram em lamúrias nem perdem tempo a lamber as feridas. Louvam o adversário (doutro modo seriam pequenos!), louvam-se uns aos outros e passam já a jogar na avançada, pensando já no mundial de 2018 na Rússia e na maneira de se treinarem par o vencerem.

No próximo Domingo, espera-nos o jogo Portugal-França! O rompante com que os franceses estão, e com o jogo em casa não serão factores que ajudem a equipa portuguesa. Que a sorte acompanhe a equipa Portuguesa, porque também dela depende o resultado dos jogos. Doutro modo seria mesmo interessante se o jogo tivesse de ser prolongado para ser decidido por penaltis!

Portugal como a França, com tantos problemas económicos e sociais que têm bem precisam da vitória. No momento em que os problemas crescem fora do gramado seria um investimento psicológico, doutro modo a realidade será mais difícil de gramar. Vamos torcer por Portugal! Vamos torcer por Portugal, na esperança porém que, nesse caso, o António Costa não se aproveite da enxurrada do entusiasmo para continuar a adiar a reputação do Portugal económico.

António da Cunha Duarte Justo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *