HOMOSSEXUAIS REABILITADOS E COMPENSADOS

Homens homossexuais que na Alemanha tinham sido condenados segundo o parágrafo 175 (“parágrafo da vergonha”) devem ser reabilitados e compensados, reconhece agora o governo federal. Até 1994, actos sexuais entre homens, eram puníveis.

Até então terão sido condenados cerca de 50.000 homens. Lésbicas não eram objecto da lei porque  a sociedade não era tão rigorosa no que toca às amizades e relações entre mulheres.

Esta intenção de reabilitação manifestada pelo governo, revela-se um passo em frente no sentido da reconciliação social e um aviso para que o Estado não se intrometa na vida privada das pessoas.

Em nome de uma moral (ad hoc) a política imiscuía-se no foro privado ofendendo a ética e responsabilidade pessoal (universal) e baseava-se na lei para invalidar a liberdade. A política falhou fazendo, da obediência à lei, um valor superior. Uma política generalizada habituada a transformar moral restrita em política refugiar-se-á  sempre num direito que derrapará. O bem individual sofre, muitas vezes, mas mais cedo ou mais tarde é reconhecido. Tudo o que não serve a pessoa é transitório!

António da Cunha Duarte Justo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *