HOLOCAUSTO – 70° ANIVERSÁRIO DA LIBERTAÇÃO DE AUSCHWITZ

Hoje, 27.01.2014 é o dia da memória do holocausto. Celebra-se o 70° aniversário da libertação de Auschwitz pelo Exército Vermelho. Em Auschwitz tinham sido assassinadas 1,1 milhões de pessoas pelos Nazis. 90% das vítimas eram judeus. Nas celebrações deste aniversário a Alemanha dá prioridade à voz dos sobreviventes do holocausto. De facto, esta é a hora das vítimas e das vivências, mais que da política e dos historiadores. Já restam poucas vítimas sobreviventes e poucos testemunhos directos desta tragédia da civilização e da humanidade.

A experiência de Auschwitz levou os criadores da Constituição alemã a formular nela o artigo “A dignidade do Homem é inviolável”. Este artigo sobre a inviolabilidade da dignidade humana deveria estar também na Lei Fundamental de todos os países do mundo. Mais em www.antonio-justo.eu

Hoje assiste-se à mesma desumanidade de comportamento em muitas regiões do mundo. Hoje como ontem o mundo reage insensível e indiferente ao que acontece. A economia actua, muitas vezes, separada da humanidade.

 

António da Cunha Duarte Justo
www.antonio-justo.eu

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *