NOBEL DA PAZ LIU XIABO


Regimes totalitários temem a Liberdade de Expressão

António Justo


A China ameaça governo com sanções e prende pessoas por terem opinião própria.


Liu Xiabo, filósofo e literato, foi impedido, pelo Governo, de se deslocar a Oslo para receber o prémio Nobel da Paz. Foi-lhe concedido o prémio Nobel da Paz pelo seu empenho pacífico na defesa dos direitos do cidadão, da liberdade de opinião e da democracia. Na sua “Charta 08”, que publicou na Internet, apresenta uma grande visão de futuro para a China. Em consequência disto foi preso em 2008. O regime condenou-o a 11 anos de prisão por “instigar e minar a autoridade pública e por subversão do sistema socialista”. Desde a nomeação de Liu para o prémio Nobel, a sua esposa, Liu Xia, foi colocada sob prisão domiciliária.


O Governo chinês impediu também outros convidados chineses de participarem na cerimónia em Oslo. Os políticos chineses ameaçaram também com “consequências” quem participasse na celebração Nobel, considerando o acto como uma “conjura”. Apenas 17 Estados (principalmente árabes e comunistas) seguiram o apelo chinês não participando no acto solene. O Comité Nobel tinha convidado 64 representações diplomáticas de todo o mundo para o acto festivo da condecoração. Os Media referem que a China, com o seu apelo ao boicote da celebração, também queria testar o grau da sua influência diplomática internacional.


A China “dispara com canhões contra pardais” pelo facto do Comité Nobel ter escolhido, do seu povo, um crítico pacífico, para o Olimpo Nobel.


A liberdade de expressão da pessoa e a existência de pensadores independentes metem medo aos regimes fascistas e socialistas. O turbo-capitalismo prefere manipular a liberdade!


Fraco o regime e a ideologia que vê a sua estabilidade ameaçada pela opinião dum dos seus membros.


Em caso de conflito pacífico entre o grupo e o indivíduo deve ser poupado o indivíduo porque a alma do grupo se encontra no indivíduo



O trabalho do Comité Nobel não consegue sequer evitar que, no Olimpo Nobel, todos os eleitos se sintam bem por não terem todos da mesma cor!


António da Cunha Duarte Justo

antoniocunhajusto@googlemail.com


Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *